TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA: DE QUE MANEIRA O CREDIÁRIO PRÓPRIO INFLUÊNCIA NA LIQUIDEZ DA EMPRESA FÊNIX MÓVEIS E ELETROS?

Por:   •  22/5/2017  •  Monografia  •  10.810 Palavras (44 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 44

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO

SILVIO MENDONÇA BISPO

FLUXO DE CAIXA: DE QUE MANEIRA O CREDIÁRIO PRÓPRIO INFLUÊNCIA NA LIQUIDEZ DA EMPRESA FÊNIX MÓVEIS E ELETROS?

ITABAIANA, SE

2015


SILVIO MENDONÇA BISPO

FLUXO DE CAIXA: DE QUE MANEIRA O CREDIÁRIO PRÓPRIO INFLUÊNCIA NA LIQUIDEZ DA EMPRESA FÊNIX MÓVEIS E ELETROS?

Monografia, apresentada à Universidade Federal de Sergipe, Centro Campus Prof. Alberto Carvalho, Depto. de Administração, em cumprimento às Normas do Estágio Curricular regulamentadas pela Resolução nº 02/97/CONEP, como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Área: Responsabilidade social

Orientadora: Prof.M.Sc. Ivanilda

Coordenadora: Prof.ªM.Sc. Gracyanne Freire de Araújo.

ITABAIANA–SE

2015


  1. INTRODUÇÃO

A nova ordem econômica social em que a informação tornou-se disponível, rápida, virtual e conectada fez com que todos os ramos da sociedade, econômica ou não, procurassem se adequar a esse novo contexto. As empresas, que são uma ramificação deste contexto, tiveram que buscar instrumentos que as auxiliem no planejamento e controle de todos os seus recursos, para que os mesmos sejam utilizados de forma eficaz e eficiente a fim de garantir a sobrevivência da mesma nesse mercado altamente competitivo.

O sucesso empresarial necessita de práticas financeiras que norteie a melhor locação dos seus recursos, no intuito de tornar a empresa líquida em seus compromissos. Para tal, só será possível se o mesmo for realizado de forma sistemática, proativa e holística entre todos os membros da empresa.

Por isso se faz necessário administradores financeiros sedentos de informações relevantes no que tange ao fluxo de caixa das empresas. Seu estudo sistêmico começou recentemente, com a publicação do Cash Flow: Analysis and the Funds Statement em 1961, pelo Accounting Procedures Board (APB), nos Estados Unidos, e foi regulamentado em 1987 com a publicação do Statementof Financial and Accounting Standards 95 (SFAS 95) pelo Financial and Accounting Standards Board(FASB) também nos Estados Unidos, o qual constituiu parâmetros normativos para a elaboração do fluxo de caixa sendo que o mesmo se transformou em demonstração contábil de forma obrigatória pela empresa de capital aberto a partir de 15 de julho de 1988. (SÀ, 1999)

No Brasil, a primeira publicação sobre o assunto se deu em Abril de 1999, pelo Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON), da NPC nº 20 “Normas e Procedimentos Contábeis nº 20”, contendo recomendações bastante coerentes quanto à elaboração da demonstração do fluxo de caixa. Nota-se, portanto que o real valor do estudo sistemático do fluxo de caixa ainda é recente devido ao fato da relativa pobreza da literatura a respeito e o uso restrito que o empresarial faz do mesmo, mas com certeza essa demonstração é umas das mais importantes demonstrações contábeis para análise da saúde financeira de uma empresa, como também para a tomada de decisões de seus administradores.

O fluxo de caixa nada mais é segundo Assaf Neto e Silva (1997, p. 38), “que um processo pelo qual a empresa gera e aplica seus recursos de caixa determinados pelas várias atividades desenvolvidas”. Logo, o fluxo de caixa é uma ferramenta dinâmica que requer a atenção constante para que a mesma seja útil para a tomada de decisões da empresa, seja de cunho operacional, investimento e financiamento.

Dentro das ramificações do fluxo de caixa daremos nesse contexto atenção especial as atividades operacionais que são responsáveis pela geração de fluxo de caixa necessários para pagar empréstimos, capacidade operacional da empresa, honrar dividendos e fazer novos investimentos. Os fluxos de caixas operacionais são principalmente gerados através das atividades de créditos presentes na empresa, que são geralmente conseqüências das operações e outras nuanças que determinam o resultado da empresa. Segundo SCHRICKEL,(2000, p.25)

“[...] Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder parte do seu patrimônio a terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, após decorrido o prazo estipulado. Esta parte do patrimônio podeestar materializada por dinheiro ou bens”.

Em síntese o pensamento de SCHICKEL, a palavra crédito deriva de credare, que é uma expressão latina que significa confiar ou acreditar na promessa de pagamento feita por pessoas ou empresas. A empresa vende ao cliente produtos e serviços, esperando do mesmo pagamento em uma data posterior, por isso, temos o crédito como principal elemento na relação cliente-empresa, ao qual se tornou o principal vínculo de satisfação de necessidades e desejos dos clientes, e para a empresa tornou-se umas das principais ferramentas para a sua liquidez.

Sendo liquidez, conforme GITMAN (2004), a capacidade da empresa em cumprir todas as obrigações de curto prazo à medida que vencem, é a facilidade de pagar suas contas. Ela é um parâmetro incontestável para identificar problemas de fluxo de caixa que pode ser oriundo de várias formas, desde o aumento de custos e despesas, estoques, até a inadimplência proveniente do crediário.

Nesse contexto, este projeto tem como objetivo analisar o crediário próprio da empresa Fênix Móveis e eletros para a verificação da sua importância na composição da liquidez da empresa. Para tal, este estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão, Fluxo de Caixa: De que maneira o crediário próprio influência na liquidez da empresa Fênix Móveis e Eletros?

Para ratificar tal questionamento, se fez necessário delimitar objetivos norteadores do caminho que leve a confirmação do problema. Assim o objetivo geral desta pesquisa é evidenciar como o crediário próprio influencia na liquidez da empresa Fênix Móveis e Eletros. Tendo como seus objetivos específicos:

  • Caracterizar aspectos relacionados ao fluxo de caixa.
  • Verificar as normas específicas da abertura de concessão de crédito da empresa estudada.
  • Visualizar os índices de liquidez perante a empresa.
  • Verificar a proporção do crediário próprio na liquidez da empresa.

1.1 Justificativa

2 REFERENCIAL TEÓRICO

(...)[a]

2.1 Contexto das Micro e Pequenas Empresas no Brasil

No cenário atual da economia brasileira das micros e pequenas empresas (MPEs) representam importante pilar da sustentabilidade econômica no Brasil, devido a sua capacidade de geração de emprego e renda (KOTESKI, 2004). Por isso as mesmas são importantes indicadores socioeconômicos, salientando-se que as pesquisas acadêmicas que norteiam esses conjuntos de empresas ainda são muitos escassos e empíricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.5 Kb)   pdf (457.6 Kb)   docx (128.8 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com