TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Materiais

Pesquisas Acadêmicas: Lista De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  6.567 Palavras (27 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 27

Introdução

Os materiais sempre tiveram um papel fundamental na vida da humanidade. As civilizações antigas foram designadas de acordo com o domínio dos materiais, Idade da pedra, Idade do Ferro, etc. No início o homem só tinha acesso aos materiais naturais, tais como pedras, madeira, ossos e peles. A noção inicial baseava-se na dureza; Tribos com lanças apenas de madeira tinham mais dificuldade em abater uma caça do que tribos utilizando pontas de pedra em suas lanças. Após o domínio do fogo, tomou-se noção dos materiais inflamáveis e não inflamáveis bem como outras transformações decorrentes da temperatura. Com o passar do tempo foi se descobrindo a possibilidade de criação de novos materiais, como cerâmica e outros metais. A criação de potes e vasos nos formatos desejados deu início a uma arte secular além de facilitar a estocagem e o transporte de objetos, especialmente comida e grãos.

Em seguida os tratamentos térmicos e outros processos tiveram grande importância. Durante o feudalismo no Japão, as espadas japonesas Katanas, produzidas manualmente através de um processo longo e muito cuidadoso, dava a um guerreiro Samurai grande status e poder. Bem como na Europa, onde o forjamento de armaduras com a técnica correta de tempera evitava grandes deformações ou a total inutilização da peça em si. O domínio dos metais possibilitou a fabricação de mosquetes e canhões que denotavam grande superioridade bélica a algumas nações.

1- Alicate

Introdução

Alicates foram inventados na Europa cerca de 2000 a.C. para agarrar objetos quentes, especialmente ferro em fundições. As ilustrações mais antigas mostram o grego Hefáistos (deus da forja) em sua fundição. Alicates que possuem principalmente a função de manipular com segurança objetos muito quentes costumam ser chamados de tenazes. O número dos diferentes tipos de alicates cresceu juntamente com a invenção dos diferentes objetos nos quais são usados: ferraduras, abraçadeiras, cabos, canos, componentes elétricos e eletrônicos. Pela variedade de objetos e operações, a variedade de alicates hoje provavelmente excede a de todas as demais ferramentas manuais (chaves de fenda são sempre para parafusos, serras para serrar, martelos sempre para bater, etc.).

Partes do alicate

O alicate é composto de três partes básicas: a cabeça, a articulação e o par de cabos.

Cabeça

É a parte do alicate que incide força sobre o objeto trabalhado. Nela que ocorrem as adaptações mais significativas para as diferentes aplicações, de acordo com o tipo de incidência que se deseja. A função da cabeça pode ser, por exemplo, segurar, apertar, cortar, conformar ou até mesmo combinar diversas destas funções. Em geral, é composta por mordedores e/ou lâminas. A cabeça é a parte menor do braço de alavanca, sendo, portanto, sempre mais curta que os cabos.

Articulação

É o vínculo mecânico entre as peças articuladas do alicate, responsável por servir de apoio para a transferência de força dos cabos à cabeça. Geralmente é composto por um pino, em torno do qual desliza de forma circular as outras partes. Pode haver ainda articulações mais complexas de acordo com a finalidade, como num alicate de pressão, por exemplo.

Cabos

São os braços onde o usuário aplica força. Podem apresentar curvatura diversa, de acordo com a conveniência anatômica do uso. O tamanho também pode variar proporcionalmente, de acordo com a quantidade de força que se deseja transferir à cabeça. O cabo pode ser nu ou apresentar revestimento. O revestimento pode servir para dar aderência, melhorar o conforto, dar proteção mecânica, isolar eletricamente ou, simplesmente, para dar melhor aspecto ao acabamento.

Tipos de alicates

Corte

Como o próprio nome diz, sua função é cortar, podendo apresentar-se de formas diferentes, dependendo da necessidade do usuário.

Pressão

Pode ser utilizado para:

1. Segurar com firmeza

2. Fixar peças

3. Prender e Travar

4. Desapertar parafusos danificados

5. Cortar tubulações metálicas

6. Grimpar terminais

Universal

É o alicate mais conhecido; é chamado assim, pois tem a capacidade de cortar, de segurar com firmeza e prensar terminais (região retificada próxima à articulação do alicate).

Material

O material mais usado nos diversos tipos de alicate é o aço temperado, por apresentar grande resistência mecânica a deformações e a quebra, além de ser dura, qualidade importante especialmente na cabeça. Podem ser usados outros materiais, conforme a finalidade.

Isolação

Quando um alicate é isolado, em seu cabo vem uma marcação. (Conforme Norma NBR 9699 e Norma Regulamentadora 10 - NR10)

2 - Ancora

Introdução

A âncora, do eslovaco Ankhor, que significa instrumento pesado, é uma peça utilizada para parar ou guardar grandes coisas, ou seja, para ancorar, mas isto todo mundo já sabe.

A âncora serve como um freio para balões e como cadeado para navios. Ainda é utilizada hoje em dia, mas não com tanta frequência de antes, onde cada barco tinha no mínimo 10 âncoras.

Partes:

Material

As âncoras são feitas de ferro na maioria das vezes, mas pode ser também feita com madeira. Alguns barcos mongóis da era Kublai Khan utilizavam barris como âncoras, a escolha do material tem apenas mudança no peso e tamanho da ancora.

3 – Armação de Guarda chuva

Introdução

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com