TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios – reflexão e espelhos planos

Seminário: Lista de exercícios – reflexão e espelhos planos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Seminário  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio da Fundação Educacional “Dr Raul Bauab” Jahu

LISTA DE EXERCÍCIOS – REFLEXÃO E ESPELHOS PLANOS

1) A figura a seguir representa um espelho plano, um objeto, Obj, sua imagem, I, e cinco observadores em posições distintas, A, B, C, D e E.

Entre as posições indicadas, a única da qual o observador poderá ver a imagem I é a posição

a) A.

b) B.

c) C.

d) D.

e) E.

2) A figura adiante representa um objeto A colocado a uma distância de 2,0 m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0 m do espelho.

a) Desenhe o raio emitido por L e refletido em S que atinge A. Explique a construção.

b) Calcule a distância percorrida por esse raio.

3) Um observador, a 1,0 m de um espelho plano, vê a imagem de um objeto que está a 6,0 m do espelho. Quando o observador se aproxima 0,5 m do espelho, a quantos metros do espelho estará a imagem do objeto?

4) Uma modelo aproxima-se de um espelho plano e depois dele se afasta sempre andando muito charmosamente. Qual dos gráficos a seguir representa o tamanho real h de sua imagem em função do tempo?

5) Um observador O observa a imagem de um objeto P refletida num espelho plano horizontal. A figura mostra um feixe de raios luminosos que partem de P.

O raio que atinge o observador O é

a) PEO b) PDO c) PCO

d) PBO e) PAO

6) Na figura tem-se o perfil de um espelho plano E, desenhado sobre um eixo OY. Para que um raio luminoso emitido por uma fonte pontual em A atinja o ponto P, após refletir nesse espelho, ele deve incidir em um ponto do espelho cuja ordenada Y vale:

a) 1

b) 1,5

c) 2

d) 2,5

e) 3

7) Um raio de luz incide, verticalmente, sobre um espelho plano que está inclinado 20° em relação à horizontal (ver figura).

O raio refletido faz, com a superfície do espelho, um ângulo de:

a) 10°

b) 30°

c) 50°

d) 70°

e) 90°

8) A figura a seguir representa um espelho plano S, colocado perpendicularmente ao plano da página. Também estão representados os observadores O1, O2 e O3, que olham no espelho a imagem da fonte de luz F. As posições em que cada um desses observadores vê a imagem da fonte F são, respectivamente,

a) A, B e D.

b) B, B e D.

c) C, C e C.

d) D, D e B.

e) E, D e A.

9) Na figura a seguir, um observador está inicialmente na posição A, em frente a um espelho plano. Entre A e o espelho está situado o objeto O. O observador em A vê a imagem virtual de O, localizada no ponto I. Onde estará a imagem de O, caso o observador se desloque até a posição B?

a) I1

b) I2

c) I3

d) I4

e) I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com