TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espelhos Planos E Esféricos

Artigo: Espelhos Planos E Esféricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

1. ESPELHOS PLANOS

O espelho plano é aquele que apresenta superfície plana e polida, onde a luz que incide é refletida de forma regular. Para que se obtenha um bom grau de reflexão, deve-se propiciar a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho de modo que seja a menor possível. Pode-se citar como exemplo comum de espelho, o vidro, que forma imagens nítidas.

Principais propriedades dos espelhos planos:

 A imagem é formada atrás do espelho (ou seja, imagem virtual), através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem no espelho, tendo o mesmo tamanho do objeto;

 O objeto e a imagem formada são simétricos, sendo a distância dos dois a mesma em relação ao espelho;

 Ocorre a reversão da imagem (enantiomorfismo).

Os raios que “saem” de um objeto, que se encontra diante de um espelho plano, são refletidos no espelho e retornam atingindo os olhos, processo em que se forma uma imagem.

É possível afirmar que, em relação aos espelhos planos, o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície localizam-se no mesmo plano. Enquanto o ângulo de reflexão e o de incidência têm a mesma medida.

1.1 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

Um espelho plano fornece apenas uma imagem de um objeto. Com a união de dois espelhos planos ocorre a formação de um ângulo entre ele, notam-se, assim, a presença de duas ou mais imagens. O número de imagens varia de acordo com o ângulo formado, aumentando conforme este diminui.

2. ESPELHOS ESFÉRICOS

O espelho esférico pode ser definido como uma calota esférica que possui uma parte polida e com grande poder de reflexão. Esse tipo de espelho pode ser classificado de acordo com a superfície refletora: se ela for interna, o espelho é chamado de côncavo; no entanto, se for externa, passa a ser denominado convexo.

As imagens formadas por esses espelhos são levemente distorcidas em relação ao objeto original. Essas distorções são conhecidas como aberrações de esfericidade. Deste modo, a posição e o tamanho das imagens fornecidas por espelhos esféricos podem ser determinados através do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem no espelho. Existem apenas três raios notáveis que determinam as características da imagem:

 Todo raio que incidir paralelamente ao eixo principal será refletido passando pelo foco (F), sendo que o caminho inverso também ocorre;

 Todo raio que incidir sobre o centro de curvatura (C) será refletido sobre si mesmo;

 Todo raio que incidir sobre o vértice (V) será refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de reflexão é o mesmo que o de incidência;

2.1 CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS EM ESPELHOS ESFÉRICOS

As características de imagens em espelhos esféricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com