TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óptica: Espelho Plano

Seminário: Óptica: Espelho Plano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Seminário  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 3

Óptica: Espelho Plano

Representação do espelho plano:

As hachuras representam a parte opaca do espelho plano.

Reflexão da luz:

Na reflexão, o ângulo de incidência (ângulo entre o raio de incidência e a reta normal) é igual ao ângulo de reflexão (ângulo formado pelo raio refletido e a reta normal).

Formação de imagem no espelho plano:

Antes de iniciarmos o estudo das imagens no espelho plano, vamos pensar na seguinte situação: Você tem um espelho plano a sua frente, mais ou menos a uns 50 cm de você. Se você, observando sua imagem, aproxima lentamente uma caneta do espelho, o que acontece com a sua imagem e com a imagem da caneta? Você percebe que aproximando a caneta do espelho, a imagem da caneta também se aproxima do espelho? E a sua imagem continua no mesmo lugar? Pois é isso que acontece!

Percebemos, então, que na formação de imagens no espelho plano temos a noção de profundidade, logo, objetos mais próximos do espelho, terão imagens também mais próximas.

Com isso podemos fazer uma primeira representação de uma imagem no espelho plano.

Na figura acima, o lápis está o objeto está a 1 metro do espelho, logo, sua imagem também deve estar a 1 metro do espelho. Note também que a imagem tem as mesmas dimensões que o objeto.

Vamos observar mais uma representação.

Note que no espelho, a imagem tem sua posição invertida na horizontal. Faça um teste e escreva seu nome em uma folha de papel e fique de frente para um espelho plano.

No nosso dia-a-dia encontramos uma aplicação prática para esta propriedade dos espelhos. Nos carros de socorro (ambulância) o nome é escrito ao contrário. Isso para, refletido pelos espelhos retrovisores dos carros à frente, o nome ser lido com facilidade.

Também é importante lembrar que os espelhos planos formam apenas imagens virtuais, ou seja, imagens que não podem ser projetadas e sua representação está sempre atrás do espelho.

Nota: Imagem real é toda imagem que pode ser projetada (em uma tela ou parede) e sua representação é feita na frente do espelho.

Iogurte de morango

Objetivo: Produzir um composto que contém isomeria óptica.

Introdução Teórica: O iogurte é definido como um produto do leite coagulado obtido por fermentação lática, mediante ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. A fermentação é um processo utilizado pelos microorganismos para obter energia, assim como a respiração.

O processo de fermentação lática envolve uma série de transformações químicas, que podemos resumir de modo bem simplificado da seguinte maneira:

A lactose (açúcar do leite) é transformada em glicose (com açúcar simples, um monossacarídeo) que por sua vez é transformada em acido pirúvico, que em seguida é transformado em ácido lático.

A lactose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com