TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro "Em Busca do Labirinto"

Por:   •  7/5/2017  •  Abstract  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Em Buca do Labirinto: Uma Proposta para o Autoconhecimento

Quem não passou pela experiência de sentir-se confuso quanto ao melhor caminho a seguir? Desejar chegar a um determinado lugar emocional sem saber ao certo como fazer para atingir o estado almejado?

Os gregos perceberam que o movimento da descoberta pessoal exige lançar-se no labirinto que a alma propõe para encontrarmos o centro, o centro de si-mesmo de ode provém a fonte daquilo que faz sentido para a nossa existência. Entrar e sair do labirinto, confundir caminhos, distrair-se, surpreender-se, recomeçar, amedrontar-se, alegrar-se, tantas são as experiências na busca pelo autoconhecimento.[pic 1]

O labirinto portanto é uma metáfora, uma representação  e também um jogo.

Vários filmes representaram essa característica lúdica e enigmática dos labirintos, como exemplo destaca-se: “O labirinto”, “O labirinto do Fauno” e até “Harry Potter”.  O personagem principal das histórias precisa sempre entrar em contato com sua força intuitiva. No labirinto, muitas vezes, a intuição é mais importante do que a própria razão.

Diante de uma bifurcação, o personagem precisa decidir qual a melhor direção a seguir, muitas vezes, outros elementos e personagens surgem na história para ajudar ou até atrapalhar. Trata-se dos vários elementos que compõem nossa totalidade dotada de sabedoria, elementos que nos ajudam e fraquezas, elementos que nos atrapalham.

Labirintos, onde se pode literalmente caminhar por eles, podem ser encontrados com uma proposta meditativa para andar em direção ao centro, ou ainda, com uma proposta lúdica, jardins com arbustos compondo formas intrincadas que guardam o centro.

Encontramos também brincadeiras de labirinto para crianças, onde o principal objetivo é através do movimento feito com o lápis, o treino da psicomoticidade, da discriminação de estímulos, da antecipação e da lógica.

A seguir, colocamos uma proposta com o uso dos labirintos com o objetivo de levar quem o realiza a ter elementos de reflexão e percepção sobre si-mesmo. A proposta pode ser desenvolvida por adolescentes e adultos, individualmente ou em grupo.

PREPARAÇÃO PARA O LABIRINTO INDIVIDUAL

1. Confeccionar o labirinto é o próprio jogo e o objetivo;

2. Pense sobre o que você quer colocar no centro do labirinto: pode ser um sentimento como felicidade ou uma competência como comunicação ou uma conquista que você já alcançou ou ainda deseja alcançar como  o profissional que você se tornou ou abrir uma empresa, por exemplo.

3. Escolha uma imagem que represente o centro do seu labirinto, pode ser desenhada ou mesmo retirada de revistas e internet.

4. Depois de colocar o centro do seu labirinto, vá para o início e pense em como tudo começou, quais foram os primeiros passos e os primeiros desafios. Você se enganou? Precisou recomeçar? O caminho foi fácil, difícil? O que aconteceu?

5. Conforme você for respondendo essas perguntas, vá desenhando o seu labirinto conforme ele pareceu para você. Lembre-se das bifurcações, das encruzilhadas, das paradas de descanso, dos desafios como monstros, distrações, amigos, ajuda, conflitos pelo caminho.

6. Para cada ponto importante da sua jornada represente com palavras, imagens, metáforas no labirinto.

7. Se você colocou no centro um objetivo ou um sentimento no qual ainda não foi alcançado, projete o que você acha que ainda tem por vir no seu labirinto.

8. Uma vez o labirinto concluído, pare por alguns instantes para observar e refletir sobre a sua jornada. O que você aprendeu? O que ainda precisa aprender? Quais são suas forças e suas fraquezas? Qual o sentimento quando você percebe os caminhos percorridos?

PREPARAÇÃO DO LABIRINTO EM GRUPO

1. Preparar um labirinto em grupo pode ser interessante para promover uma reflexão, de maneira lúdica, em pessoas que desenvolvem uma proposta, um trabalho ou um objetivo juntas. O labirinto pode ajudar a deixar claro para todos, os caminhos que o grupo percorreu, os erros, os acertos, o ponto onde estão e aonde querem chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com