TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO DIBS EM BUSCA DE SI MESMO

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  8.158 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE

CURSO DE PSICOLOGIA

ALUNA

ANALISE DO LIVRO

DIBS- EM BUSCA DE SI MESMO

CIDADE

2015

1. RESENHA DO LIVRO DIBS- EM BUSCA DE SI MESMO

Dibs, em busca de si mesmo é um livro de Virginia Axline que conta a historia de Dibs, uma criança que não falava, não brincava, não sorria, não interagia com os colegas e que tinha acessos de raiva em casa e no colégio.

A psicóloga e a pediatra da escola tentaram se aproximar, mas ele se defendia de forma agressiva a qualquer contato, chegando ao ponto de ficar com as mãos em garra e arranhar quem tentasse se aproximar.

A equipe pedagógica acreditava que Dibs, deveria ter algum retardo mental, psicopatia ou lesão cerebral e a família o negligenciava, pois além de não estimular seu desenvolvimento, seus pais o chingavam de idiota e não compreendiam seu estado.

Quando as agressões a colegas de sala começaram a despertar o indignamento dos pais de outros alunos, a escola decidiu tomar providencias com Dibs e organizaram uma reunião onde estava presente à psicóloga Virgina. Em meio aos relatos, Virgina ficou interessada em trabalhar com o garoto, pois acreditava que suas dificuldades poderiam ser puramente emocionais e resolveu investigar o caso. Conversou tanto com professores quanto com os pais, o que auxiliou para que entendesse o que se passava com a criança.

Dibs era filho de um cientista e uma cirurgiã. O pai não era presente e a mãe o rejeitava por acreditar que ele atrapalhou sua carreira. Além disso, ele era fruto de uma gravidez indesejada e como não encontrou o carinho e apoio nos pais que precisava para se desenvolver, ficou preso em mecanismos de defesa que o tornavam tão distante e agressivo.

Se pensarmos na psicanálise de Freud, é como se Dibs não tivesse conseguido superar as fases de desenvolvimento e ficado preso a um estagio mais inferior, não conseguindo interagir na escola e utilizando a agressividade e a distancia de todos como mecanismo de defesa para evitar o sofrimento.

Dando início ao processo psicoterápico a psicóloga optou pela ludoterapia, onde eram aplicados brinquedos como método para que Dibs expressasse melhor seus sentimentos e emoções.

Virginia buscou essencialmente aceitar Dibs, incondicionalmente sem emitir qualquer exigência, respeitando seu tempo para participar das brincadeiras e se expressar. Essa abordagem, conhecida como a abordagem centrada na pessoa de Karl Rogers, permitiu que Dibs, expressasse todos os sentimentos ruins que tinha e que causavam tal agressividade e distanciamento. Somente ao vivenciar esse ódio, Dibs podia ressignifica-lo por sentimentos bons ao perdoar os pais pela falta de amor e carinho. Ao enxergar essa tendência autoatualizante e acreditar na autonomia do cliente no processo terapêutico, a psicóloga permitiu que Dibs fosse um membro ativo no seu processo de busca de si mesmo e ele passou a sentir suas emoções e encarar o medo a fim de diminuir todo o sofrimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com