TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro dos negros

Por:   •  2/9/2015  •  Monografia  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

[Resenha]: O livro dos Negros Por Lawrence Hill

O Livro dos Negros, de Lawrence Hill, 405 paginas, editora primavera Editorial é mais um daqueles livros do qual não encontramos as palavras para expressar o quanto a leitura foi maravilhosa, então vocês já devem imaginar que eu fiquei horas na frente desse computar tentando dar inicio a essa resenha. Decidir inicia-la indicando a leitura para todos , porque esse é o tipo de leitura que acho que todos deveriam ler.

Lawrence Hill, nessa sua obra ficcional nos conta e nos faz enxergar de perto um pouco sobre a escravidão na pele de Aminata Diallo. O livro começa em meados de 1802, onde a nossa protagosnista (Aminata Diallo), está no auge de sua velhice, vivendo em Londres.  Logo nesse inicio nos é apresentado a vida de aminata  ao lado de um grupo abolocionistas que reivindicavam as causas dos negros. E incentivada por alguns desses abolocionista, Aminata começa a rescrever seu relato, contando como uma garotinha de pele brilhante e escura, nascida na africa, foi parar na carolina do Sul e feita escrava e se encontra agora lutando pelos direitos de seu povo.

O livro é divido em quatro livros menores e cada um deles nos conta a historia de Aminata em fases de sua vida quando era apenas uma criança livre até a sua velhice onde luta pela libertação de seu povo.  Então começamos o livro um voltando para o ano de 1745, na pequena aldeia de Bayo, na Africa, onde aos 11 anos de idade Aminata diallo vivia feliz e em paz com seu pai Mamadu Diallo, sua mãe ............. e a pequena população de sua aldeia.

A mãe de aminata era aparteira de sua aldeia, a melhor, segundo ela diz, e desde pequena já ajudava a mãe com o oficio e amparava os bebes que vinham ao mundo e foi numa dessas viagens que fez para fazer um parto que sua mãe foi morta e ela raptada, acorretada e submetida a viol~encias e vontades dos “Toubobus”, nomes esse que os negros chamavam para identificar os homens brancos. E é apartir daqui que começamos a acmpnahar a dor e o sofrimento de Aminata e de todos os outros negros que foram raptados para serem vendidos como escravos. Aós uma longa e torturosa caminhada Aminata em barca em um Navio Negreiro em direção a américa do Norte, um navio considerado  um verdadeiro  iferno para os negros.  Chegando A Carolina do sul ela recebe outra idenditadade e é vendida para trabalhar como escrava em um índigo.

Aminata tinha uma beleza incomum, e com toda a certeza era uma africana diferente dos de mais, dona de uma grande inteligência e com uma vontade enorme de busca pelo conhecimento e de se manter viva, ela consegue fazer a diferença, não somente em sua vida mas na vida de todos os escravos.

O livro dos negros é um livro que te traz um turbilhão de sentimentos, é uma historia  triste, sofrida e chocante, sim, chocante a forma como se dava o trafico dos negros é muito cruel , eu cheguei por diversas vezes a ficar indignada pela forma de tratamento dos negros na Carolina do sul , mas a pior cena é o navio negreiro onde Aminata passou uma pequena parte de sua vida, um lugar repugnante, fedido e cheicheio de doenças porém o livro nos proporciona  uma boa dose de conhecimento no que diz respeito ao processo de escravização dos negros até a sua abolição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com