TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo e Cidadania

Trabalho acadêmico: Lixo e Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  9.626 Palavras (39 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 39

RESUMO

Atualmente dispomos de diversas fontes de informações claras e precisas, acessíveis aos mais diversos níveis sociais, promovendo de maneira formal a conscientização sobre a questão do lixo e de que forma pode ser usado no dia-a-dia das pessoas estimulando uma postura adequada com relaçãoo meio ambiente. Como objetivo principal reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveitá-lo. Buscou-se desenvolver atividades práticas e de vivências pessoais, a partir de situações do cotidiano, observações e produção de materiais recicláveis. Os principais resultados foram a geração de emprego para as pessoas envolvidas na construção de uma sociedade com mais qualidade de vida e uma conscientização baseada em difundir a ideia sustentável de que o lixo é fonte de renda e economia da natureza, possibilitando a formação de cidadãos críticos e transformadores de sua realidade.

Palavras-chave: Meio Ambiente. Lixo. Conscientização.

ABSTRACT

Currently we have several sources of clear and accurate information, accessible at many different levels of society, formally promoting awareness about the issue of waste and how it can be used in day-to-day life of people encouraging proper posture with respect environment. Main objective to recognize the need and the means of collection and disposal of garbage so it recycles. We sought to develop practical activities and personal experiences from everyday situations, observations and production of recyclable materials. The main results were creating jobs for people involved in building a society with a higher quality of life and spread awareness based on the idea that sustainable waste is a source of income and the economy of nature, allowing the formation of critical citizens transformers and their reality.

Keywords: Environment. Trash.Awareness.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................... 09

2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS................................................................................. 13

2.1. Capítulo I Educação Ambiental Formal................................................................. 13

2.2. Capítulo II Desenvolvimento Sustentável.............................................................. 17

2.3. Capítulo III Parâmetros Curriculares Nacionais..................................................... 26

3. METODOLOGIA....................................................................................................... 29

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................................................. 30

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 30

6. REFERÊNCIAS............................................................................................................

1-INTRODUÇÃO

Lixo e Cidadania para um Desenvolvimento Sustentável – uma nova consciência ambiental foi o tema escolhido para elaboração do presente trabalho. O aumento acelerado da população mundial e o crescimento desordenado nas grandes metrópoles criaram sérios problemas ambientais, por conseqüência os cientistas e estudiosos passaram a exigir soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável, no âmbito das políticas públicas. E essa promoção de sustentabilidade, envolve de certa forma, o consumo, desde que, não agrave esses problemas e, que seja ambientalmente saudável.

Abordamos aqui a importância do conhecimento a respeito da ética e da educação ambiental. Como tal, a civilização da qual fazemos parte tem-nos apresentado a natureza como algo separado de nós. Forjou em nossas mentes uma concepçãode mundo onde os fatos e os fenômenos, se apresentam de forma fragmentada, desconexa.

A história do homem na Terra foi marcada por grandes alterações havidas no ecossistema, onde se levou a ruptura com seu entorno. O processo das sociedades foi acompanhado até hoje, por profundas crises de paradigmas e de civilizações. Cada vez mais, se faz notório, a necessidade do entendimento em relação do ambiente não apenas como reservatório físico, mas também, sob a óptica de seus aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos, ambos, inter-relacionados.

Atualmente, vive-se num ambiente onde a natureza se faz profundamente agredida. Para melhor entendimento, vamos falar do lixo e a cidadania como pontos críticos acerca dessa agressão.

Trataremos assim o que vem a ser olixo e sua conceituação, seguindo de sua trajetória e evolução, ao longo dos tempos; e a interligação do que vem a ser cidadania, como educação, no campo do desenvolvimento sustentável. Pode-se perceber assim que Toneladas e mais toneladas de matérias-primas orgânicas provenientes dos mais diferentes lugares de nosso planeta são industrializadas e consumidas, diariamente, gerando dejetos: rejeitos e resíduos, comumente conhecidos por lixo. No caso, seria lixo mesmo? Basicamente, se compreende por lixo, todo e qualquer material descartado, seja proveniente das atividades humanas ou não.

Faz-se importante lembrar que o lixo gerado pelo homem, o biodegradável é apenas uma pequena parte da montanha gerada todos os dias, por compostos dos degradáveis, ou seja, resíduos de outros setores, como embalagens, utilitários, dentre outros.

A diversidade de tipos de lixo se classifica de acordo com sua origem: espaços públicos, estabelecimentos comerciais, fábricas, casas, hospitais, farmácias, etc. Como se percebe, de todo lugar surge lixo. Pergunta-se: E se a este for dado um destino final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com