TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cidadania

Trabalho Escolar: Projeto Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITULO II

Deficiência da leitura no Brasil

Apesar dos esforços do governo e da sociedade, a população brasileira ainda não incorporou a importância da leitura para a promoção da igualdade e para o desenvolvimento do país. A afirmação é do secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Alfredo Manevy, que se manifestou na abertura do seminário que discute o estímulo à leitura no país. Ele contou que o índice de leitura no Brasil é considerado quase inaceitável, já que a média de leitura nacional é de 1,8 livros por habitante/ano. (Fonte: www.cristovam.org.br)

Ao observar crianças, jovens e adultos, pode se notar pelo linguajar e pelo conteúdo da conversa, que a leitura está sendo deixada de lado. Muitos não sabem ler, outros simplesmente não querem. Em 2000, essa falta de interesse pela leitura foi considerado, através de pesquisa do MEC, que um quarto da população com 15 anos ou mais, eram analfabetos funcionais.

Em uma pesquisa recente sobre hábitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27° em uma fileira de 30 países.

Na última edição da influente revista britânica “The Economist” o Brasil foi tratado como “um país de não-leitores” devido ao baixo índice de leitura e à situação precária das bibliotecas públicas.

A indiferença dos brasileiros com a leitura não é um assunto novo, vem de épocas de escravidão que levaram muitos líderes do país a negligenciar a educação.

O governo tem se esforçado para mudar isso, através de acordo com Empresas e ONGs. No dia 13 de Março de 2009 o governo lançou o plano nacional de livros e leituras. A medida tem como objetivo incentivar a leitura por meio de abertura de bibliotecas e do financiamento de editoras. O Instituto Brasileiro de leitura traz livros para as pessoas: a entidade instalou bibliotecas circulantes em duas estações do metrô na cidade de São Paulo.

Porém a leitura é um habito difícil de se formar, apenas um adulto alfabetizado em cada três lê livros. Não havendo interesse pela leitura os livros das bibliotecas e das editoras do programa do governo, vão continuar sem efeito algum sobre as pessoas. Para que o interesse aconteça, uma nova tática está sendo desenvolvida pelo MEC, em parceria com as escolas públicas, escola da família, jornada cultural, onde são feitas rodas de leitura apresentação de teatros infantis, onde crianças e adolescentes podem ter contato direto com os mais variados tipos de livros, tudo isso com a presença de incentivadores, que podem ser os pais, agentes treinados, ou voluntários.

O projeto tem dado certo que resolveram expandir para pequenos grupos onde voluntários podem fazer esse tipo de projeto nas instituições como, creches públicas, orfanatos, bibliotecas, etc...

A leitura e o livro

A leitura é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento do Individuo, pois com ela podemos viajar, pensar, refletir sobre quem somos ou o que somos, despertar o senso crítico e a criatividade para muitas coisas na vida. Mas para que isso aconteça precisamos despertar o gosto pela leitura.

A leitura favorece remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal de um individuo.

A leitura já foi considerada um fator meramente simples como o de receber uma mensagem importante. Hoje em dia, porem, a pesquisa nesse campo definiu o ato de ler, em si como um processo mental de vários níveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com