TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liçoes De Arquitetura

Exames: Liçoes De Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

A Rua

Atualmente a visão de rua como local de convivência social vem sendo desvalorizado, as pessoas acreditam que o mundo além da porta de suas casas é um mundo de violência e até mesmo um lugar hostil para o convívio.

Alguns fatores contribuem para essa mudança no conceito dos moradores sobre a rua:

• O aumento do trafego motorizado e a prioridade que eles recebem nas vias públicas.

• A organização do acesso as moradias, que diminuem o contato com o nível da rua.

• As ruas cada vez mais vazia devido ao aumento da qualidade das moradias, onde a população passa mais tempo no conforto de suas casas.

• Condições econômicas melhores, o que leva as pessoas a fazerem menos atividades juntas uma das outras.

Ruas de convivência

As ruas de convivência, que não servem exclusivamente como vias de trafego, e estão sendo organizadas de modo que os adultos possam interagir entre si e as crianças brincarem, estão tornando cada vez mais comum na Holanda. Lá os interesses dos pedestres estão finalmente sendo levados em consideração.

“Devemos dar à rua a qualidade de uma sala de estar, não só para uma interação cotidiana como também para ocasiões especiais...” Com essa frase o autor Herman Hertzberger quer dizer que devemos dar a rua uma característica, de modo que diversas atividades comunitárias sejam realizadas nesse espaço.

Um bom exemplo são as moradias de Haarlemmer Houttuinen possuem varandas com divisões em diferentes níveis para que os moradores possam conversar, calçadas largas para as crianças brincarem, essa rua de convivência serve de acesso apenas para os carros dos moradores e serviços de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com