TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobo Temporal Lobo Parietal

Monografias: Lobo Temporal Lobo Parietal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas especializadas.

Lobo Temporal: O lobo temporal situa-se abaixo do sulco lateral e da linha imaginária que vai deste sulco até a porção média da linha imaginária que desce do sulco parieto-occipital à incisura pré-occipital. Em síntese, localizam-se acima das orelhas e têm como função processar os estímulos auditivos.

O lobo temporal relaciona-se com a audição, com a olfação, com funções psíquicas, a linguagem compreensiva e por ele passa as vias visuais (que se dirigem ao lobo occipital). É a estrutura central responsável pelo gerenciamento da memória.

Lobo Parietal: este Lobo tem também bastante importância. Localizado na parte superior do cérebro, o Lobo Parietal é responsável por coordenar as sensações da pele. A zona anterior, córtex somatossensorial, possibilita a recepção de sensações (tacto, dor, temperatura.) que advém do ambiente e são exteriores ao corpo, ssas sensações são recebidas por órgãos como lábios, língua e garganta. Por sua vez a zona posterior é responsável por analisar, interpretar e integrar as informações recebidas pela zona anterior, e permite a localização do nosso corpo no espaço como o reconhecimento de objetos pelo tacto ou compreensão da linguagem pela audição.

Hipotálamo: é parte do diencéfalo e se dispõe nas paredes do III ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, que separa o tálamo. Apresenta algumas formações anatômicas visíveis na face inferior do cérebro: o quiasma óptico, o túber cinéreo, o infundíbulo e os corpos mamilares. Trata-se de uma área muito pequena (4g) mas, apesar disso, o hipotálamo, por suas inúmeras e variadas funções, é uma das áreas mais importantes do sistema nervoso. O hipotálamo é constituído fundamentalmente de substância cinzenta que se agrupa em núcleos.Tem a função de manter o equilíbrio das funções do corpo (chamada homeostase) e de ajustar as funções corporais ao ambiente. As funções de controle do hipotálamo podem ser resumidas assim:

•Controla atividades do sistema nervoso autônomo;

• Controla a temperatura corporal normal por meio do centro de perda de calor e do centro de produção de calor;

• Coordena o sistema nervoso e o sistema endócrino (hormonal) e também regula a atividade da adeno-hipófise;

•Associa-se a sentimentos de raiva, agressão, dor, prazer e outras emoções;

• Regula a ingestão de alimentos por meio do centro da alimentação (da fome) e da saciedade;

•Controla a ingestão de líquidos por meio do centro da sede;

• Junto com outras áreas do cérebro, mantém a consciência e os padrões de sono e vigília.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com