TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização Croqui

Dissertações: Localização Croqui. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

abc

Educação física

Campo grande

2014

EDUCAÇAO FISICA

Este trabalho tem apresenta a disciplina de educação física, administrado pelo professor Elton, aos alunos da 7 série do período matutino.

Campo grande

2014

INTODUÇAO:

Este trabalho tem a finalidade de apresentar dados sobre Osteoporose e atividade física e também o que é osteoporose e qual é o papel dos exercícios físicos da presença de osteoporose.

DESENVOUVIMENTO:

Osteoporose e atividade física:

É de conhecimento geral que a mulher costuma sofrer mais que o homem com a osteoporose. Não que este mal não atinja também o sexo masculino, mas devido principalmente à queda de hormônios, que acontece na menopausa, a mulher é mais acometida pelo enfraquecimento dos ossos.

E como evitar o surgimento da tão temida osteoporose? Com tudo aquilo que todos sabemos, mas poucos realmente fazem – levando uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, atividade física regular, enfim, tendo uma boa qualidade de vida. Na verdade, o cálcio deve ser armazenado como se fosse uma poupança ao longo da vida – “uma defesa primordial contra a perda de osso com o envelhecimento é uma boa ingestão de cálcio durante toda a vida”. (McCardle, 1996).

Entretanto, existem algumas dicas que podem tornar mais eficiente a luta contra a osteoporose, entre elas:

•alimentação - o cálcio é o mineral responsável pela formação dos ossos, portanto, uma DIETA rica em cálcio é essencial para a prevenção da osteoporose. Mas lembre-se de que a nossa dieta deve conter os mais diversos alimentos, pois cada um é rico em um tipo de nutriente e o nosso organismo necessita de todos, em maior ou menor proporção. Alimentos ricos em cálcio – leite, queijo, iogurte, legumes secos, salmão.

•atividade física - às vezes escuto que a pessoa está com osteoporose e vai fazer hidroginástica. A água tira o impacto do corpo com o solo. Não que seja ruim, muito pelo contrário, fazer hidro tem suas vantagens, mas especificamente no tratamento ou prevenção da osteoporose, a contribuição é mínima. A natação segue o mesmo princípio.

Bom para o tratamento ou prevenção da osteoporose, é a tração (musculação) e o impacto (corrida, caminhada, dança). A corrida é um excelente exercício na prevenção e combate à osteoporose, pois o impacto provocado auxilia na renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas.

Curiosidade – a atividade física é benéfica se realizada em volumes e intensidades adequados. A partir do momento em que se torna exagerada, deixa de ser saudável. Por exemplo, no momento em que a mulher treina tão intensamente, que tem sua gordura corporal reduzida drasticamente até um ponto em que seu ciclo menstrual acaba cessando (amenorréia secundária), a parada da menstruação pode retirar o efeito protetor do hormônio estrogênio sobre o osso e tornar esta mulher jovem mais vulnerável à perda de cálcio. Somando-se a isso uma nutrição inadequada, o problema é acentuado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com