TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logisitca Do Petroleo

Exames: Logisitca Do Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

LOGÍSTICA

“Logística é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta, e controla o fluxo eficiente e eficaz de matéria primas, estoque em processos, produto acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.” ( Council of logistcs Management )

DISTRIBUIÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO

O problema de planejamento da rede é aquele de especificar a estrutura através da qual os produtos fluirão, de seus pontos de origem até os pontos de demanda. Envolve, portanto, determinar que instalações devem ser utilizadas, quantas deveria haver, onde deveriam estar localizadas, quais os produtos e clientes devem ser designados a elas, quais os serviços de transportes deveriam ser utilizados entre elas e como as instalações deveriam ser atendidas.

A Indústria de Petróleo engloba o conjunto de atividades relacionadas com a exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, transporte, importação, exportação de petróleos, gás natural, outros hidrocarbonetos e seus derivados. (ANP, 2002).

A estrutura logística deste setor reflete esse conjunto de atividades, podendo ser subdivida em dois grandes grupos: o setor upstream e o setor downstream. O primeiro engloba todas as atividades de exploração e produção de petróleo, enquanto o segundo trata da aquisição, armazenagem, comercialização e distribuição de derivados.

A figura abaixo ilustra a configuração da rede logística desta indústria, onde os produtos finais são os combustíveis, tais como: gasolina, diesel, óleo combustível ou querosene de aviação.

Figura 1: Configuração da Rede de Distribuição de Combustíveis

Bases de Distribuição – Primárias ou Principais

Uma base de distribuição é a instalação com facilidades necessárias ao recebimento de combustíveis, ao armazenamento, mistura embalagem e distribuição, em uma dada área de mercado. As bases de distribuição representam os centros de distribuição de combustíveis, e assume o papel da armazenagem de produtos das distribuidoras.

A distinção entre Bases Primárias e Secundárias está no ponto de origem do produto. Caso a fonte supridora seja uma Refinaria ou Terminal, a base é classificada como Primária. Se a fonte de suprimento for uma Base Primária da Distribuidora, a base é classificada como Secundária.

Geralmente as Bases Primárias estão localizadas perto das fontes supridoras diretas, ou seja, as Refinarias ou Terminais. A função das Bases Secundárias é atender mercados distantes dos pontos de oferta, de maneira a atender ao mercado ao menor custo. Pode-se representar a estrutura geral espacial destas bases agregando-se por município e por produtos

Bases Secundárias ou de Interior

São caracterizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com