TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Trabalho Universitário: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 6

1. Como funcionam os centros de distribuição que a Panarello montou no interior?

A Panarello se instalou nas cidades mais importantes, como Anápolis e Rio Verde, instalou escritórios regionais que funcionam como centros avançados de distribuição sem estoques, fazem apenas o transbordo das mercadorias das carretas para os veículos de entrega. Consolidada a posição em Goiás, foi a vez de abrir depósitos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Todo esse processo foi espandido para outros Estados na metade dos anos 90 a Panarello já atuava em 21 Estados, cobrindo a regiões como:Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul do País.

2. Como a Panarello conseguiu prosperar durante os anos de inflação alta?

Para conseguir prosperar nos anos de inflação a Panarello adotou uma política de estoques altos e prazos elevados para pagamento dos seus fornecedores, a distribuidora ganhava com as aplicações no mercado financeiro. Outra forma que a empresa buscou para engordar os lucros veio dos generosos benefícios fiscais concedidos pelo governo de Goiás. Na década seguinte, com muito dinheiro em caixa, a distribuidora ganhou força para negociar com os laboratórios em melhores condições do que a concorrência. Outro ponto forte é a parceria com as farmácias. A Panarello banca os financiamentos e concede prazos maiores de pagamento – são 35 dias contra os 25 praticados em média no setor por seus conconrrentes.

3. Como foi a adaptação ao fim da inflação? Como a Panarello se estruturou para oferecer vantagens competitivas às farmácias?

Para se adaptar ao fim da inflação a Panarello buscou agilidade no seu atendimento, dedicou-se no atendimento às farmácias isoladas, ocupando os espaços deixados pelas rivais. “Distribuidora é como prontosocorro: tem de atender a todos rapidamente”, diz Panarello. Para ter mais agilidade a empresa instalou duas esteiras computadorizadas, de mais de 1 milhão de dólares cada uma, em filiais de Porto Alegre e São Paulo. Elas separam automaticamente os pedidos e dão velocidade no atendimento – a Panarello aceita encomendas a partir de 100 reais. Qualquer farmácia, num raio de 100 quilômetros, recebe até três remessas por dia. Acima dessa distância o pedido é entregue em até 24 horas.

4. E para os laboratórios que a Panarello representa. Que vantagens eles têm, quando trabalham com a Panarello?

Na empresa da Panarello, os medicamentos já recebem um selo de segurança que avaria a embalagem caso se tente retirá-lo. Com isso os identifica como sendo da Panarello. Todos os lotes da empresa são registrados em computador. Assim é possível saber quando e para quem foram vendidos. Seus caminhões e peruas de entrega são monitoradas por satélite e rádio e são seguidos por escoltas armadas. Só isso, no entanto, não bastaria para lhe dar visibilidade e transparência. Outra providência foi contratar a PricewaterhouseCoopers, que auditará seu balanço. A Price também traçou um plano para profissionalizar a empresa – seis diretores foram contratados no mercado, no ano passado.

A Panarello Também encomendou à SAP o software de gestão R3, em fase final de implantação, com todo esse investimento a empresa consegue passar para seus laboratórios segurança e total credibilidade.

5. Quais são as razões que nos levam a crer que a Panarello continuará na liderança da distribuição de remédios no futuro?

Com a eventual entrada no mercado brasileiro de grandes distribuidores estrangeiros a Panarello não chega a ter medo de seus concorrentes, embora tenha um grande respeito pela concorrência, seu presidente acredita que, com a integração e com a infraestrutura de que já dispõe, sua empresa poderá enfrentá-los em igualdade de condições, por isso ele afirma :

“Em São Paulo, nossa estrutura comporta 20.000 entregas diárias. Estamos fazendo 4.000.” Seu alvo para o cerscimento são os medicamentos genéricos, cujos laboratórios repassam maiores margens brutos (cerca de 20%, contra 16% dos fabricantes convencionais). Hoje a Panarello já entrega 200.000 unidade de genéricos por mês.

6. A Panarello pretende tornar-se, cada vez mais, um parceiro dos laboratórios que representa. O que ela está fazendo para qualificar-se como um parceiro ideal?

Sua administração será mais tranparente, a empresa está investindo em tecnológia o software de gestão também servirá como ferramenta mercadológica contra a concorrência. Ele vai gerar milhares de informações sobre os lojistas que, agrupadas por regiões ou pelo consumo de produtos, serão usadas como moeda de troca com os laboratórios.

Um de seus fornecedores de informações de mercado diz: “A capacidade de bem informar será essencial ao relacionamento com os fabricantes de medicamentos”, E segundo o próprio a Panarello hoje é a que melhor informa.

7. Analise a personalidade de Paulo Panarello Neto. Quais são as principais características que, em sua opinião, o ajudaram a ter sucesso na vida comercial?

Paulo Panarello, sempre teve um olhar empreendedor, mudou várias vezes de ramo de trabalho, foi de construtor a dono de restaurante, mas sempre teve objetivo, para se ter sucesso na vida profissional não se pode ter medo do novo de arriscar, “Claro que com muita sabedoria “ o que o Sr. Paulo Panarello mostrou que tem.

Sua personalidade é de um homem e visão que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com