TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

PDCA

O PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming.

O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.

Esse método vem ganhando forças com as diferentes organizações, pois é simples de ser utilizado e tem um resultado eficiente, conduzindo a ações sistemáticas que garantem o crescimento das organizações.

O sistema, que nasceu para ser aplicado aos sistemas de qualidade, passou a ser utilizado para o planejamento eficaz da gestão de conhecimento, em qualquer segmento ou instituição.

Sua utilização é ampla e baseia-se nos conceitos de administração que devem servir de exemplos na administração dos objetivos, onde uma sequencia de atividades é estruturada dentro dos 4 módulos do PDCA.

A ferramenta pode ser utilizada por qualquer organização, favorecendo o desenvolvimento de melhores resultados e também para a melhoria dos processos.

O ciclo PDCA surgiu na década de 1930, nos Laboratórios da Bell Laboratories, nos EUA, e foi elaborado pelo estatístico Walter A. Shewhart, que definiu essa ferramenta como um ciclo de processos que pode ser aplicado a qualquer processo ou problema.

Como funciona o PDCA

Os profissionais que querem organizar e controlar processos, em qualquer área, podem utilizar o ciclo PDCA.

Para que a aplicação do PDCA tenha eficiência, todos os envolvidos precisam entender o conceito do processo:

 Plan: Nesse estágio é feita a identificação do problema e, em seguida, uma análise do fenômeno, do processo e o plano de ação. O estabelecimento de uma meta é importante, além de estratificar os dados e possibilitar o brainstorming, para troca de ideias.

 Do: O plano deve ser executado nessa etapa.

 Check: O plano precisa de verificação e acompanhamento. É comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito, como o Diagrama de Ishikawa.

 Act: Em seguida, é necessário padronizar e concluir o plano. Ao concluir, crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações alcançadas.

É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo a partir do anterior é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

Cuidados na implementação do Ciclo PDCA

A supressão de uma fase causa prejuízos ao processo como um todo. Ao implementar o Ciclo PDCA, portanto evite:

• Fazer sem planejar;

• Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;

• Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;

• Fazer e não checar;

• Planejar, fazer, checar e não agir corretivamente, quando necessário;

• Parar após uma volta.

Com a aplicação do PDCA também se pretendeu aprofundar a aplicação de algumas ferramentas de qualidade, tais como:

• Diagrama ou cartas de Pareto

• Diagrama de Causa-Efeito (Ishikawa)

• Plano de ação - 5 W 1H (5W 2H)

Diagrama ou cartas de Pareto

Diagrama de Pareto, ou diagrama ABC,80-20,70-30, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Diagramas de Causa-Efeito (Ishikawa)

Esse arranjo foi criado por Kaoru Ishikawa. São conhecidos, também, pelos nomes de Diagramas de Espinhas de Peixe ou Diagramas de Ishikawa.

Sendo assim, o diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O diagrama apresenta como pontos fortes:

• Uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores.

• Uma boa ferramenta de comunicação.

• Estabelece a relação entre o efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com