TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Ensaios: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Proposta

1) O surgimento do MERCOSUL foi benéfico para os países participantes? Por quê?

R: Sim, O MERCOSUL trouxe diversos benefícios aos países participantes, principalmente em relação à economia.

O mercado comum facilitou a importação e exportação de produtos, com menor custo para os países envolvidos, Produtos mais baratos, Redução na taxa alfandegaria, Maior facilidade das pessoas mover-se de um país para outro, o turismo, que vem crescendo cada vez mais. Os produtores se beneficiam da aplicação de economias de escala, o que levará à redução de custos e maior renda.

2) Por que os países se agrupam em blocos econômicos?

R: Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo.

3) Por que o Brasil optou pelo MERCOSUL e não pela ALCA?

R: Por que o MERCOSUL visa fortalecer o comércio em bloco, com a comunidade europeia, e outros países. Apesar do MERCOSUL estar sempre patinando, devido medidas protecionistas de alguns países como argentina, para Brasil ainda é vantajoso, empresas brasileiras estarem presentes em todos os países do bloco, e o produto brasileiro alcança todos os países do cone sul. Enfim o MERCOSUL é vantajoso para todos os países do bloco, e o próximo país a aderir será a Venezuela e assim continuara seu processo de consolidação.

A ALCA, é o grande sonho americano, seus produtos industriais teriam livre acesso a um grande potencial de consumo, nenhuma de nossas indústrias brasileiras que aqui enfrentam alta carga tributária, e um sistema burocrático demais, tinham ou tem condições de concorrer com as indústrias americanas com todos os incentivos que possuem. Por essa razão o governo de Luís Inácio (lula) não assinou o tratado de livre comércio, inviabilizando, todo o processo, por ser o Brasil o maior mercado consumidor das Américas, atrás apenas dos EUA.

4) Quanto à política externa brasileira, ela é definida por quem? Explique?

R: A política externa Brasileira é definida fundamentalmente no Itamaraty, com um mínimo de interferências políticas de qualquer natureza. Desde 1971, a linha mestra desta política vem sendo conduzida sem sobressaltos significantes, o que se deve a uma atuação marcadamente baseada na expertise.

5) Qual o órgão que rege o comércio internacional?

R: O MERCOSUL é regido por um órgão supremo, o Conselho do Mercado Comum (CMC) composto pelos presidentes, e todas as suas decisões precisam ser tomadas por unanimidade. Pela maneira como foi formalizada a estrutura de poder do MERCOSUL, não há como os parlamentos nacionais intervirem no processo, de modo que a louvada flexibilidade da presente institucionalização bloqueia qualquer possibilidade de democracia em nome da eficiência.

Conclusão:

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com