TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Trabalho Universitário: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO, SUA ESTRUTURA, IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL, DESAFIOS E TENDÊNCIAS.

Lucimeiry Sousa da Silva

Professor-Tutor Externo: Florisvaldo Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG 1661) – Prática do Módulo VII

22/05/2013

RESUMO

No cenário de intensas transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos, às integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial, a logística empresarial vem se tornando uma das áreas centrais para as organizações. Este reconhecimento decorre do potencial da logística para agregar valores aos clientes e criar vantagens competitivas às empresas. A internacionalização das indústrias no mundo global amplia cada vez mais a importância da logística, na medida em que os custos logísticos, principalmente os relativos aos meios de transportes, representam uma parcela expressiva no custo total das mercadorias. É através dos processos logísticos que os insumos chegam até as fábricas e os produtos são distribuídos aos consumidores. Mas, para assegurar este fluxo de bens ou serviços com desempenhos superiores, as empresas despendem altos custos com as operações logísticas. O objetivo desse trabalho é apresentar informações sobre a importância da logística atualmente, seus desafios e tendências, tendo como base artigos científicos.

Palavras-chave: Logística. Comércio Internacional. Estoque

1 INTRODUÇÃO

Idealizadores não poderiam imaginar que estava dando vida em tempo real para soluções das produções e comercializações dos produtos. No mundo globalizado de hoje é preciso fazer com que os clientes sejam atendidos com todo conforto, qualidade, confiança e fidelidade. Mas como todo processo a logística também tem suas falhas, e a todo o momento as organizações procuram o melhor caminho para resolvê-las. Desde a segunda guerra mundial, a logística evoluiu muito, tanto que, seus princípios básicos eram apenas transportar os produtos, e hoje vai muito mais além do que imaginamos. Como os clientes poderiam ter seus produtos em tempo real se não tivesse a logística bem programada, para entregar no lugar certo, na hora certa, em tempo para o consumo. O certo é que a logística está presente em todos os lugares que entramos e não é difícil de notar, a logística estar para humanidade, assim como as artérias para o corpo.

Os recursos provenientes da logística poderão ser utilizados nos diversos ramos de atividades das empresas, isto é que lhe dá ainda mais significância para que seja utilizada por todos. O objetivo do presente estudo é mostrar aos diversos interessados a importância que a logística tem, de forma ampla, englobando tanto o meio ambiente interno como o externo, a ser incluído no sistema de gestão do negócio. Inicialmente se tratará sobre a origem, conceito e característica da logística, em um segundo momento será abordada informações sobre a logística na importação e exportação finalizando com a importância do processo logístico na negociação.

2. ORIGEM, CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA.

A história conta que a logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos enquanto nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestuários adequados, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exército no campo de batalha fique sem suprimentos suficientes para manter as estratégias de guerra.

Na sequência, já na década de cinquenta, professores da Harvard Business School desenvolveram em conjunto com a Inteligência Americana (CIA) estratégias para a Segunda Guerra Mundial, tornando na sequência, matéria obrigatória nas cadeiras de Administração de Empresas e Engenharia daquela Universidade.

No início de 1991, o mundo presenciou um exemplo prático e dramático da importância da logística. Como preparativos para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar quantidades enormes de materiais a grandes distâncias, o que se pensava fazer em um tempo extremamente curto. Meio milhão de pessoas e mais de meio milhão de materiais e suprimentos tiveram que ser transportados através de 12.000 quilômetros por via aérea, e mais de 2,3 milhões de toneladas de equipamentos transportados pelo mar, tudo isto feito em questão de meses.

Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas ou perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou a falta deles.

2.1 CONCEITOS

Muitos autores já tentaram conceituar o termo logística, porém, pela concepção desse trabalho, buscou-se a definição do Council of Logistics Management, descrita por FILHO (2001:3):

Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores.

Na definição de FERREIRA (1986), Logística, do francês Logistique, significa a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de atividades de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material, tanto para fins operativos como administrativos.

Como se percebe pela definição do termo, a função da logística é principalmente ser o elo em um processo que pode começar com um fornecedor e encerrar com um cliente em outra ponta da “cadeia”.

Atualmente, o termo logística tem sido muito utilizado, pois o processo de gestão da cadeia de suprimentos nas empresas pode significar a diferença entre a empresa lucrativa e a deficitária.

A gestão do processo logístico tem sido hoje grande diferencial competitivo, pois com o passar dos tempos os consumidores tornaram-se também mais exigentes com relação à qualidade dos produtos, tempo de produção e ciclo de vida dos produtos, prazo de entrega e mais recentemente, com o índice de inovações tecnológicas incorporados aos produtos.

Os que no passado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com