TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Monografias: Logistica Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Em face atual configuração econômica atual, tem-se observado uma aproximação cada vez maior dos mercados. Porem, é inaceitável quando se fala de internacionalização dos mercados, não falar sobre logística. Esta é apontada como sendo um diferencial competitivo no escopo na gestão comercial.

Nesse sentido, a identificação de modais mais apropriados ao tipo de carga ou ao tipo de infraestrutura presente na região de origem e de destino são fundamentais para a redução dos valores gastos com fretes, embalagens e outros custos logísticos.

Por ser um diferencial competitivo, a logística se encaixa perfeitamente dentro das necessidades das empresas de classe mundial.

1.2. Objetivo

Este trabalho tem objetivo de destacar a importância da logística dentro das empresas nacionais e internacionais que atuam no Brasil.

Lembrando, que a logística é uma variável importante no atual contexto mundial globalizado, com um mundo integrado e sem fronteiras. Isto se deve a alto grau de competitividade que as empresas têm sido obrigadas a mostrar para que possam participar neste jogo internacional de comercio exterior cada vez mais disputado por empresas e pais.

2. Organização Internacional.

DHL International GmbH.

A DHL Express (acrônimo que originalmente remetia a Dalsey, Hillblom and Lynn) é uma divisão da Deutsche Post do setor de logística internacional e correio expresso. Tem sede na cidade alemã de Bona.

Fundada em 1969, a DHL é um acrónimo do nome dos seus criadores norte-americanos, Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn (History, 2008).

Na sua rede global incorpora cerca de 6 500 escritórios e mais de 120 000 destinos espalhados por mais de 220 países. Apesar de estar na terceira posição, em termos de empresas privadas na prestação de serviços nos Estados Unidos, onde foi fundada, a DHL domina o mercado internacional com aproximadamente 1,5 bilhões de envios por ano. Sob o lema «Nós movemos o mundo» a DHL é líder em diversos mercados como os serviços de expresso internacional, transporte aéreo e transporte terrestre, assim como em logística.

Desde que foi adquirida pelo gigante alemão dos correios, em Dezembro de 2002, a sua marca tem crescido através da integração de outras empresas compradas pela Deutsche Post, algumas delas também lideres de mercado. O seu sucesso é derivado, em grande parte, da sua preocupação com a qualidade dos serviços que presta, sendo este factor, um baluarte do desenvolvimento da companhia. Com esse efeito, procura ter uma forte presença local associada à sua extensa cobertura planetária (Dhl portugal, 2008). A nova DHL divide-se em cinco empresas especializadas, são elas: a DHL Express; DHL Freight; DHL Global Forwarding; DHL Exel Supply Chain; DHL Global Mail (Divisões dhl, 2008).

O grupo vem também se destacando pelas suas acções de carácter humanitário, prestando auxilio em zonas de Desastre natural, (exemplo: o tsunami no Índico, no final de 2004) nomeadamente na Ásia, região em que possui uma forte presença.

2.1. Infraestrutura.

Seguindo a filosofia da empresa de estar perto dos seus consumidores, a DHL divide-se em muitas filiais, estabelecidas normalmente por país (exemplos: DHL Portugal, DHL Brasil, DHL Angola). O grupo está presente por todo o planeta, com cerca de trinta empresas (Brinca et al., 2004).

Mesmo em países onde não possui filial, tem também negócios e escritórios.

Em termos internacionais, a DHL global tem sede em Bona. A marca organiza-se em cinco áreas especializadas, em que a cada uma faz corresponder uma empresa, são elas(Dhl divisions, 2008):

• A DHL Express, entidade especializada no correio expresso. Resultante da junção da DHL Worldwide Express e da Deutsche Post Euro Express, a sua rede possui mais de 120 000 destinos espalhados pelo mundo. A celeridade e exatidão nas entregas são o propósito desta organização.

• DHL Freight, empresa que opera na área do transporte de carga, quer ele seja rodoviário , ferroviário ou ambos. Esta secção do grupo é composta pelos anteriores serviços de transporte rodoviário da Danzas, bem como todos os serviços que eram da DHL, excepto documentos, encomendas e logística.

• DHL Global Forwarding, que se encarrega com o transporte de mercadorias, por via marítima e aérea. Fornece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com