TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Artigos Científicos: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

O PAPEL DAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM NOS CANAIS REVERSOS PÓS-CONSUMO

Com o crescimento acelerado das indústrias e o desenvolvimento econômico, surgiu um grande problema á grande quantidade de lixo gerado por elas, e o que fazer com este lixo. Já que no momento não havia muitas empresas de reciclagem e projeto voltado para estes resíduos e matéria prima descartada.

O que e tinha eram catadores e sucateiros que realizavam este trabalho de forma precária e não tinha o valor devido á sua classe. A escassez de empresas de reciclagem para realizar estas coletas e que realmente se preocupa se com meio ambiente e associa-se de uma forma econômica este lixo. Ao contrario dos países industrializados que tinha muito capital, com isso a mão de obra se tornava cara os países em desenvolvimento não tinha capital e com isso oferecia mão de obra barata a não qualificada.

Ao decorrer dos anos houve um avanço com o surgimento de cooperativa de reciclagem em diversas regiões do Brasil. A preocupação com meio ambiente e pesquisas relacionada com estes resíduos e com a contaminação do solo e impacto ambiental fez com surgir-se uma visão diferente á respeito deste lixo.

Um dos primeiros passos para solucionar o problema, seria a coleta do lixo seletivo e preocupação com o tempo de duração destes produtos descartado.

O segundo passo seria as cooperativas que contribuem com o projeto diferencia para esta matéria prima, com finalidade resgatar o lixo e devolver como matéria prima segundaria para as indústrias.

• A importância da logística reversa.

Divide-se em vários processos a matéria prima e diferente destino tais como: incineração ou aterros sanitários ou retorno ao ciclo produtivo.

A logística reversa esta relacionada com a devolução do produto e embalagens pós-consumo ou com defeito de fabricação outros em geral. Dentro das atividades da logística Reversa coletar e desmontar e processar o produtos usado, por meio desenvolvimento implementar, Logística Reversa abrange fontes econômicas viáveis e rentável para muitas empresas.

Diante de tal relevância, ainda falta muito para as empresas percebe o verdadeiro valor logístico reverso em vários fatores: o principal impacto financeiro e sustentável.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS PÓS-CONSUMO

Com isso surgi os canais de distribuição reversos-pós-consumo que consiste em diversas etapas exemplo: comercialização e industrialização desde o após descarte até a reintegração ao processo produtivo.

O processo de recuperação inicial começa com a coleta na qual os produtos são selecionados e coletados aos seus devidos instalações de manufatura. A matéria prima secundaria são coletadas e transportadas neste ciclo aberto todos os produtos de origem do pós-consumo tem o mesmo destino são metais, plástico e vidros. Já nos canais fechados é dividido por etapas de retorno onde os produtos descartados são reaproveitados para a utilização de produtos similar, por exemplo: automotivas as latas de alumínio.

Segundo Leite (2003) apud Rocha (2008), a implementação da logística reversa tem buscado atingir objetivos estratégicos, econômicos, ecológicos, legais e de competitividade através do planejamento, operacionalização e equacionamento de questões logística das redes de suprimentos.

• FLUXOS DOS CANAIS REVERSOS

• PESQUISA REALIZADA POR IBGE

Com estes resíduos sólidos nos aterros e lixões a céu aberto se torna uma ameaça à saúde publica e ao meio ambiente.

Utilizam processos de engenharia no confinamento dos resíduos, que são controlados com escoamento de líquidos e a emissão de gases, e os aterros recebem tratamento diferenciado com uma cobertura de área ou terra.

Ainda á muito que ser feito diante da dimensão do problema e da importância do meio ambiente para nos seres humanos.

Cuidar no nosso planeta é um dever de todos nos, nosso papel é conscientizar os pequenos para o risco do consumismo, é muito importante logo cedo o consumo responsável.

A reciclagem e a postagem ainda são as maneiras mais adequadas de aproveitar os resíduos sólidos urbanos.

VULNERABILIDADE SOCIAL DOS CATADORES MATERIAL RECICLAVEIS

Os catadores que contribui de maneira indispensável para o desenvolvimento do país, apesar da importância social e ambiental, os catadores de material recicláveis são vitimas de todo tipo de preconceito.

Há um descaço por parte dos nossos governantes que deveria ter um projeto voltado para esta classe de trabalhadores que representam o desenvolvimento do País e o retorno econômico e financeiro.

Estes homens, mulheres e até crianças que muitas das veze se encontra em situações sub-humanas expostas a todo tipo de doenças e bactéria, que busca o sustento da reciclagem.

O que todos merecem é igualdade social e respeito são dignos de todo nosso respeito e admiração por este serviço prestado.

• A RELAÇÃO DE DEPENDENCIA ENTRE O CATADOR AUTONOMO E O INTERMEDIARIOS

A relação de dependência entre o catador autônomo e os intermediários á uma obrigatoriedade com o catador autônomo com os sucateiros para quem vende sua mercadoria.

Não consegue atende a demanda pelo o valor ser proporcional ao volume da mercadoria, geralmente são vendido muito abaixo do preço, sendo que a maior parte dos lucros fica com os intermediários. Os catadores recebem salario inferiores ao salario mínimo, em outros países como Índia, Colômbia e México o catador vende o material ao intermediário pode receber 5% do valor que a indústria paga.

Segundo (MEDINA 1997) os catadores conseguem aumentar seus ganhos quando estão organizados e não explorados pelos intermediários.

• METODO DE PESQUISA

Para realizar esta pesquisa qualitativa exploratória foram usadas revista bibliográfica um estudo de multicaso que envolve pesquisa de campo por meio investigação documental com pessoas que trabalham e apoia as cooperativas estudadas.

De acordo com (Yin 2005) quando o interesse de pesquisa é estudar de maneira aprofundada e contextualizada um fenômeno em organizações, em vez de ser utilizarem técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com