TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição do Negócio

Empresa do ramo de Logística reversa. A empresa funcionará em parceria com a prefeitura de Volta Redonda para estimular todos os moradores da cidade ao descarte consciente de materiais que podem voltar ao ciclo produtivo. A pessoa interessada pode juntar seu material como papéis, plástico, metais e sucata e de acordo com o peso será estipulado um valor e descontado em seu IPTU.

A especialização da empresa é em reciclagem de papeis. Muitas escolas públicas e privadas já contam com as lixeiras separadas por cores que indicam seus materiais; porém quando um aluno ou professor descarta um papel na sala de aula ele não vai até onde está a lixeira adequada e acaba jogando este papel no lixo comum. Pensando nisso, a empresa desenvolveu um modelo de lixeira próprio para salas de aula, para que esse papel seja recolhido e possa ser reciclado em nossa sede.

Todo o papel recolhido será reciclado e usado para a confecção dos materiais escolares da prefeitura como cadernos e livros, além da possibilidade de ser vendido por um preço mais acessível para todo o ensino privado ou escritórios colaboradores do projeto tendo sua lixeira especial nas salas.

Além da confecção de materiais o papel reciclado também será uma opção no momento da Xerox dos alunos, proporcionando maior economia e consciência ambiental.

Os outros tipos de materiais serão recolhidos e vendidos para outras empresas, podendo também servir de matéria-prima para o artesanato de projetos sociais existentes na cidade.

Mapeando o Negócio

1- Qual o volume de capital que você pretende investir?

Investimento de 300 mil reais. Para se montar uma fábrica de reciclagem de papel,  serão necessários carrinhos para transporte e material e os equipamentos de trituração do papel, um liquidificador extra, grande com capacidade para triturar grandes volumes de papel. Peneiras e prensas.

A prefeitura irá fornecer o terreno, caminhão e se necessário um elevador de carga.

2- Qual o retorno que você pretende obter?

Receber o retorno do investimento em torno de 2 anos.

3- Qual a natureza das atividades de trabalho envolvidas?

Reciclagem.

4- Quais suas experiências profissionais?

Experiência acadêmica.

5- Quais são seus objetivos?

Reeducação ambiental para a população de Volta Redonda e região. Lucrar com um projeto de mercado pouco explorado e muito promissor por conta da diminuição de muitos recursos naturais.

6- Quais as suas atitudes e opiniões a respeito do negócio?

É um negocio com grandes chances de sucesso, por conta do mercado pouco explorado, não há muita concorrência e com a inclusão da prefeitura (que também irá se beneficiar com a imagem pela iniciativa de colaborar com uma atitude verde) o projeto terá maior dimensão e alcance na população.

7- Quais são suas características de personalidade?

Empreendedor, administrador e cidadão.

8- Quais são seus conhecimentos e habilidades?

Conhecimento acadêmico.

9- Quanto tempo pode ficar sem um salário?

Os primeiros meses serão investidos na estrutura e funcionários, sem foco no lucro imediato, mas no bom desenvolvimento e crescimento do negócio. Estima-se que em máximo 3 meses as investidoras não terão salário ou retorno expressivo.

Mapeando as oportunidades

É um novo produto/serviço?

Não, mas é inovador por se tratar de uma nova forma de recolher os matérias e também nova por beneficiar os cidadãos que colaborarem com descontos.

Uma nova tecnologia para um mercado que não existe?

Não.

Vantagens para os clientes?

Sim, o cliente sendo ele morador ou empresa será beneficiado. O morador terá seu devido desconto no IPTU de acordo com a quantidade e material recolhido; já a empresa além da imagem socioambiental terá descontos no papel já reciclado.

Parecer técnico

Segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), a indústria da celulose cresce a uma taxa média anual de 7,6%, e a do papel, 5,8%. No ano passado, as empresas brasileiras produziram 12 milhões de toneladas de celulose, enquanto a produção de papel chegou a 9 milhões de toneladas. Em 2005, por exemplo, a produção de celulose não ultrapassou 10,4 milhões de toneladas, enquanto a de papel chegou a 8,6 milhões de toneladas.

Tendo como base os dados e a pouca concorrência na região torna-se viável a realização do negócio. Além de lucrar a empresa irá tornar a cidade mais consciente em um parâmetro ambiental e a prefeitura impulsionando o negócio a dimensão de alcance tanto na população como nas empresas da região será maior. Conforme o crescimento da empresa, o projeto poderá ser amplificado para outras cidades criando outras redes de reciclagem; sendo possível até mesmo tratar da reciclagem de outro tipo de material, conforme for analisado a disposição do mesmo no local.

-Perfil do Cliente

Pessoas jurídicas

Em que ramo atua? Ramo da educação, escritórios em geral, gráficas e consultórios.

Que tipo de produtos ou serviços oferece? Ensino, de saúde ou consultoria e cópias e impressão.

Quantos empregados possuem? A maioria médias empresas com um número de até 499 funcionários como a prefeitura; mas também atende a pequenos escritórios ou escolas particulares com o número de até 100 funcionários.

Há quanto tempo estão no mercado? São os mais diversos tempos, a escola Técnica Pandiá Calógeras; por exemplo, está há 69 anos no mercado; já a gráfica Jiló está há 5 no mercado.

Possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com