TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica internacional

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Nome

Raquel Roberto

RA

1299103862

        

Capítulo 1 e 2

Após a segunda guerra mundial houve um crescimento global no comércio internacional, onde, países que tinham uma economia baixa são, agora potências econômicas que desfrutam de um padrão de vida moderno e as empresas fazem negócio no âmbito internacional.

Os profissionais de logística internacional foram os principais facilitadores desse crescimento. Eles são responsáveis por: Providenciar o transporte das mercadorias por longas distâncias; conhecer as vantagens e desvantagens das diferentes modalidades de transportes; garantir que as mercadorias sejam embaladas adequadamente; minimizar riscos relacionados a pagamentos; determinar qual método é mais adequado para a operação de pagamento entre exportador e importador, etc...

  • Marcos do Comércio Internacional

O desenvolvimento do comércio internacional teve, ao longo dos  anos, vários marcos críticos, tais, como:

A conferência de Bretton-Woods, A OMC (Organização mundial do comércio), O tradado de Roma e a Criação do Euro.

  • Fatores determinantes no comércio do Comércio Internacional

        Há muitas explicações para o enorme crescimento do comércio internacional na segunda metade do século XX. Algumas empresas tiveram razões para expandir suas vendas a países estrangeiros, outras tiveram motivos para comprar matérias-primas e suprimentos de outros países. Esses fatores determinantes do comercio internacional podem ser divididos em quatro categorias principais: custo, concorrência, mercado e tecnologia.


[pic 2]

  • O ambiente de negócios internacionais

Em sentido mais prático, os profissionais de logística internacional devem conhecer as particularidades do ambiente de negócios internacionais. Embora seja impossível substituir a experiência de lidar com pessoas de diferentes países, geralmente é útil conhecer as questões relevantes. Os próximos parágrafos não substituem as aulas de marketing internacional, finanças e economia internacional, mas as aulas também não substituem a experiência em viagens internacionais, o contato frequente com pessoas de diferentes países e o estudo intensivo de um idioma estrangeiro.

Se há um aspecto dos negócios internacionais sobre o qual é difícil fazer generalizações, esse aspecto é a cultura.  Não só existem diferenças entre os países, mas também há, geralmente, diferenças entre regiões do mesmo país (no caso dos Estados Unidos, por exemplo, podemos citar Nova York e Havaí), entre setores do mesmo país (o setor de biotecnologia e automobilístico) e entre empresas do mesmo setor (IBM e Apple Computers). Portanto, é correto afirmar que o traje habitual do homem de negócios dos EUA é terno risca-de-giz com camisa branca e gravata tradicional, mas apenas se considerado determinado setor, em certa região geográfica, em uma empresa especifica. Qualquer generalização desse tipo em relação a outros países será incorreta.

  • Gestão da cadeia internacional de suprimentos

É importante que o profissional de logística internacional compreenda as responsabilidades da área e as interações entre ela e as demais funções operacionais da empresa, como marketing, finanças e produção.

  • Foco na satisfação do cliente

É correto afirmar que a satisfação do cliente passou a ser a principal preocupação dos profissionais de logística: a remessa não só tem de ser exata (peças certas, na quantidade certa), completa (sem peças faltantes) e ter a embalagem adequada para que as mercadorias sejam entregues sem nenhum dano e prontas para serem vendidas, mas também deve obedecer um prazo muito especifico.

  • Definição de logística internacional e Cadeia de suprimentos internacional

Logística internacional é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de mercadorias, serviços e informações a elas relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, localizado em outro país.

A gestão de cadeia de suprimentos inclui planejamento e gestão de todas atividades relativas a compra e aprovisionamento, conversão e gerenciamento logístico. Igualmente importante, também inclui a coordenação e colaboração com parceiros de distribuição que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceirizados e clientes que estejam nos Estados Unidos ou em outros países. Em essência, a gestão da cadeia de suprimentos integra o gerenciamento da oferta e demanda nas empresas e entre elas.

  • Importância econômica da Logística internacional

Embora não existam dados abrangentes que ilustrem o volume total das atividades logísticas internacionais, é possível estimar, seguramente, que o custo dessa atividade é de aproximadamente 15% do volume total do comercio internacional.  As atividades de logística internacional geram aproximadamente US$ 500 bilhões de receita adicional para o governo.

Questões

  1. Quais as responsabilidades do profissional de logística internacional?

Providenciar o transporte das mercadorias por longas distâncias; conhecer as vantagens e desvantagens das diferentes modalidades de transportes; garantir que as mercadorias sejam embaladas adequadamente; minimizar riscos relacionados a pagamentos; determinar qual método é mais adequado para a operação de pagamento entre exportador e importador e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com