TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Trabalho Escolar: Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1.

Tendo como base seus conhecimentos introdutórios sobre logística responda as seguintes perguntas:

1) Qual a diferença entre logística interna e logística externa?

Resposta: A logística interna é responsável pela movimentação e armazenagem dos suprimentos desde a entrada até a conclusão do processo produtivo, sendo destinados à expedição (responsável pela separação e remessa ao usuário final), enquanto a logística externa (também denominada logística empresarial), além de tratar das operações internas, atua no cenário externo, definindo estratégias para atender de um lado a demanda do cliente e do outro a oferta de suprimentos (com o auxílio dos fornecedores).

2) Qual foi a contribuição do exército para a logística?

Resposta: Em decorrência da necessidade de reduzir os problemas operacionais (Falta de materiais, itens de alimentação, armamentos, munições, remédios e demais itens utilizados pelas forças armadas), surgiu a patente de General de Lógis, cuja finalidade era controlar a compra, armazenar e distribuir os suprimentos de guerra, ou seja; na época foi necessário implantar um controle logístico para proporcionar aos membros do exército, condições tanto básicas quanto ferramentas de trabalho durante o período das duas guerras mundiais, de maneira tática e estratégica. O aprendizado acumulado ao longo dos anos serviu para as organizações idealizarem a logística como uma ferramenta administrativa de extrema importância.

3) Cite quais são os fatores fundamentais na logística de:

Escritório de advocacia e um consultório dentário.(Destaque onde você percebe a logística para estas duas empresas prestadoras de serviços, procure como futuro administrador verificar quais são as operações logísticas mais administrativas e quais são as operações logística mais operacionais)

4) Na empresa em que trabalha atualmente ou anteriormente, independente de trabalhar direta ou indiretamente com logística, ou não ter contato com a área, procure descrever sucintamente tendo como foco um único produto ou serviço, das etapas de abastecimento, produção e distribuição com exemplos dos tipos de materiais em estoques que você pode observar.

Não é necessário todo o processo, mas suas etapas principais que estão relacionadas com logística. Quem nunca fora nestes setores é uma boa hora de conhecer.

Os alunos que não estão atuando no momento procurem pensar nas empresas anteriores.

5) Exemplifique as seguintes cadeias de suprimentos (SCM), pesquise na internet, veja qual é o percurso que a matéria prima percorre desde a primeira etapa de toda a cadeia de suprimentos até chegar em suas mãos, quer dizer, chegar em sua boca!

a) Leite integral

b) Hambúrguer do Mac Donalds

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com