TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Artigo: Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  6.916 Palavras (28 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 28

Sumário

1. Introdução 1

2. Tema - Estoque de Materiais e sua Logística 1

2.1 Armazenagem e embalagem de materiais 1

3. Objetivo 2

3.1 Objetivo Geral 3

4. Referencial Teórico 4

4.1 Armazenagem de Materiais

4 á 10

4.2 Entrada e Saída de Materiais 10 á 11

4.3 Modais de Transportes ......... 11 á 12

4.4 Organização de Estoque 12 á 18 4.5 Layout de Estoque 19 á 24

4.6 Inventário 25

5. Procedimentos Metodológicos 26

5.1 Análise dos gastos despendidos com a atual armazenagem 26 á 31

6. Conclusão 32

7. Referências Bibliográficas 33

1. Introdução

2. Estoque de Materiais e sua Logística

2.1 Armazenagem e embalagem de materiais

O presente trabalho tem como objetivo informar, e apresentar a importância de estoque e armazenagem, em como manter uma gestão de estoques, os variados tipos de estocagem e armazenagem de materiais e também os diversos meios de embalagens dos mesmos, em dos custos necessário para uma boa gestão. Trás também os tipos de armazenagem ideal para cada produto e as opiniões de diversas áreas sobre armazenagem de diversos produtos. Neste primeiro passo do trabalho tenho reunido fontes, ideias, sites de empresas e malas diretas de empresas do ramo.

A importância do ciclo logístico em qualquer empresa desde uma microempresa até uma multinacional, desde a saída ou a entrada de uma mercadoria, já que todo o ciclo bem estruturado e organizado significa redução de custos e maior credibilidade dentro da área.

Buscamos apontar alguns pontos importantes, como segurança de colaboradores, layout e toda estrutura necessária para manter uma boa organização. Hoje vivemos momentos em que a comprometimento é exigido entre empresa e cliente, e isto reflete na grande importância de escolher e realizar o planejamento correto assim trouxe alguns modelos, estudos e analises para realizar a melhor escolha.

“Dentre as diversas áreas da organização, a Logística merece um tratamento diferenciado, considerando a posição estratégica das mesmas, suas amplas relacionamento com demais setores”.

3. Objetivos

É mostrar um diagnóstico da área de estoque de matérias e sua logística, relatando os benefícios que uma empresa pode alcançar com uma boa estruturação de sua armazenagem, na redução de custos e outros resultados.

Analisar e Identificar possíveis problemas em relação aos estoques de matérias das empresas, em quanto ao seu local adequado para armazenar, os cuidados com movimentação e organização dos estoques, possibilitando a diminuição de tempo que se gasta para se encontrar um produto e a redução de custos com armazenagem e mostrar suas estratégias logísticas para alcançar bons resultados.

A Armazenagem e a Expedição lidam com muitos números, como outros setores. No entanto, os números dos estoques, que incluem os produtos acabados, são tratados de uma forma indireta já que eles aparecem nas compras ou no faturamento. As perdas e falta de controle aumentam, e muito, os custos de produção.

3.1. Objetivo Geral

Melhor controle de estoque

Um estoque bem organizado é bem visível a necessidade ou não de reposição de matéria prima ou produtos acabados tem em vista melhor visualização.

O processo de armazenagem que durante anos é delegado a locais inadequados, tem que pensar como estratégica logística. A armazenagem de matérias tornou-se uma estratégia da empresa para reduzir custo do produto.

De alguma forma, as vendas vão sendo afetadas e só se percebe nas compras depois de certo período. Uma das muitas coisas que incomodam, é a falta de continuidade de processos dentro de empresas que acabam por desmotivar, através da desvalorização em equipes.

Na Logística, e outros assuntos ligados ao mercado de trabalho, chamam atenção para coisas obvias que não percebemos, e para outras que realmente incomodam e que necessitamos trabalhá-las para que, com persistência, paciência e humildade, se transformem em obstáculos vencidos.

4. Referencial Teórico

4.1. Armazenagem de Materiais

A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes, o transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários semi-qualificados, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado . A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.

A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As actividades de apoio à produção, grupagem e todas as outras actividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de actividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.

Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com