TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa

Trabalho acadêmico: Logística Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

COADM – COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CERIZE BONACCORSI FREIRE

RESUMO DOS ARTIGOS SOBRE O TEMA DO TCC

“LOGÍSTICA REVERSA”

SÃO JOÃO DEL-REI – MG

2012

CERIZE BONACCORSI FREIRE

RESUMO DOS ARTIGOS SOBRE O TEMA DO TCC

“LOGÍSTICA REVERSA”

Resumo de artigos apresentado à Coordenadoria do Curso de Administração da Universidade Federal de São João Del Rei.

Professora: Valéria Judice.

SÃO JOÃO DEL-REI – MG

2012

SUMÁRIO

1. RESUMO .......................................................................................... 04

2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................. 06

1. RESUMO

A logística reversa está bastante associada às questões ambientais de destinação final de bens após seu consumo. Porém, a logística reversa também pode ser um componente potencial no que tange à pós-venda no aprimoramento da satisfação do cliente, agregando valor ao produto, aumentando a rentabilidade da empresa e proporcionando uma vantagem competitiva frente à concorrência. Esse sistema não é visto somente como um centro de custos, necessário quando se refere à preservação do meio-ambiente, mas também como um diferencial estratégico que pode trazer benefícios para clientes, empresas e acionistas.

Esse diferencial é definido como o conjunto de sentimentos, ideias e atitudes que os consumidores tem sobre uma marca. Ela é a soma das impressões que o consumidor recebe de diferentes fontes, que se juntam numa espécie de personalidade da marca, que é similar ao público como um todo, apesar de diferente para grupos específicos, que possuem diferentes atitudes frente à marca.

A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.

Outra questão refere-se a produtos adquiridos pela internet, em que o consumidor tem o direito de arrepender-se da compra em até sete dias a contar da data de recebimento do produto.

Temos também o caso de retorno de embalagens, em que acontece basicamente em função da sua reutilização - fator econômico ou devido a restrições legais – fator ambiental.

Este não é nenhum fenômeno novo, e exemplos como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro têm sido praticados há bastante tempo. Por outro lado, tem-se observado que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Existem variantes com relação ao tipo de reprocessamento que os materiais podem ter, dependendo das condições em que estes entram no sistema de logística reversa. Os materiais podem retornar ao fornecedor quando houver acordo neste sentido. Podem ser revendidos se ainda estiverem em condições adequadas de comercialização. Podem ser recondicionados, desde que haja justificativa econômica. Podem ser reciclados se não houver possibilidade de recuperação.

O retorno de produtos obedece a etapas, que podem ser resumidas em cinco etapas e que apresentam grande diversidade e peculiaridades, necessitando, portanto, de soluções especificas em cada caso:

• Etapa 1 - Entrada do produto na cadeia reversa = coleta dos produtos.

• Etapa 2 - Consolidações quantitativas e geográficas dos produtos coletados.

• Etapa 3 - Seleção de destino dos produtos retornados.

• Etapa 4 - Processamentos industriais de reaproveitamento de produto ou materiais.

• Etapa 5 - Distribuição destes novos produtos ou materiais ao mercado.

Em suma, o desenvolvimento sustentável pressupõe o envolvimento da empresa com as questões do ciclo de vida dos seus produtos, que envolve desde a escolha de materiais a serem utilizados nos produtos e em suas embalagens e que sejam ambientalmente adequados e dentro da concepção do ecodesign, passando pela manufatura limpa que reduza consumo de materiais, energia, e resíduos, pela distribuição que busque economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes, e no controle das cadeias de retorno do pós-venda e pós-consumo que atendam no mínimo as legislações aplicáveis, e participe na conscientização do consumidor em seu papel dentro deste sistema sustentável.

2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHAVES, Gisele de Lorena Diniz et al. Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43, 2005, Paraná. Diagnóstico da Logística Reversa na Cadeia de Suprimentos de Alimentos Processados no Oeste Paranaense. Paraná, jul. 2005. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/699.pdf>. Acesso em: 14/08/2012

______. Medidas de desempenho na logística reversa: o caso de uma empresa do setor de bebidas. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com