TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Vantagens da Paletização

Projeto de pesquisa: Logística Vantagens da Paletização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.163 Palavras (21 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 21

TÉCNICAS DE UNITIZAÇÃO DE CARGAS EM PALETES

Autor: Fernando Henrique de Almeida Sobral

1. Introdução

A ciência de unitização de carga para o transporte envolve dois conceitos relativamente novos no Brasil. São os conceitos de logística e de embalagens de transporte. A logística estuda formas de suprir e distribuir mercadorias. Tem na unitização de cargas aliada a movimentação mecanizada um forte potencial de produtividade e eficácia. Existem várias formas de unitização de cargas para o transporte no mundo, porém o sistema paletizado é aquele que tem demonstrado o maior crescimento.

Paletes ou estrados são plataformas destinadas a suportar cargas permitindo a movimentação por meio de garfo, onde os produtos podem ser unitizados. Os paletes têm como função a movimentação de grande escala. A palavra palete é uma adaptação do termo inglês "PALLET". Paletes são dispositivos de unitização de cargas criados para dinamizar a movimentação mecânica na produção industrial, nos depósitos e tendem agilizar os meios de transportes no momento de carregamento e descarga.

O conhecimento da logística aplicada à distribuição física dos produtos reconhece no palete uma alternativa eficiente de unitização, a qual facilita a movimentação, o transporte e a armazenagem das cargas.

Apesar da obviedade da vantagem do sistema paletizado sobre a movimentação manual os dois sistemas convivem simultaneamente no Brasil. O motivo é o custo da implantação do sistema versus o custo de manutenção do convencional. Não existem estudos sobre quando a movimentação paletizada é possível, ou quanto de carga há ser movimentada é necessária para a implantação de um sistema unitizado.

2. Vantagens da Paletização

Os produtores, de uma forma geral os atacadistas e as empresas de armazenagem, que recebem produtos e mercadorias durante a operação normal ou de movimentação de materiais estão bastante seguros das várias vantagens na operação de cargas e das economias como resultado da adoção de um programa de paletização.

Casos recentes onde métodos de movimentação mecânica têm sido adotados, repetidamente confirmam a validade destes potenciais ganhos prontamente disponíveis para melhores negócios da empresa. Após a utilização nos portos como equipamento de movimentação, os paletes passaram a ser na indústria em geral, e na de bens de consumo em particular, um importante equipamento de movimentação e armazenagem de cargas unitizadas.

A NWPMA "National Wooden Pallet & Container Association" norte americana aponta dezesseis vantagens de um programa de paletização:

1. A melhor utilização dos espaços verticais, pois um programa de paletização possibilita uma quantidade maior de armazenagem em uma dada área.

2. Redução de acidentes pessoais na substituição da movimentação manual pela movimentação mecânica.

3. Economia de 40% a 45% no custo da movimentação devido a paletização.

4. O tempo de movimentação fica reduzido. Economia por homens/horas na eliminação dos sobretempos ociosos.

5. Os paletes carregados permitem a ventilação entre as mercadorias tanto nos depósitos como durante o transporte

6. A paletização simplifica o controle de inventário.

7. Histórias de casos demonstraram que a adoção de métodos de movimentação mecânica e de carregamento paletizado resultaram na eliminação quase total de danos aos produtos.

8. A unitização de cargas sobre paletes reduz o tempo de rotulagem e as despesas operacionais deste item. Um ou dois rótulos por unidade de carga elimina a necessidade de identificar cada embalagem do produto.

9. O furto é reduzido quando itens individuais são unitizados por cintas, faixas ou filmes.

10. A paletização permite uniformizar o local de estocagem resultando em áreas com aproveitamento racional.

11. Os paletes são a forma natural de subpisos para o qual cintas de aço podem ser usadas facilmente na ancoragem segura das mercadorias.

12. Uso do palete elimina freqüentes custeios do sistema de transporte e permite entregas, cargas e descargas dentro de qualquer ponto acessível por equipamentos de movimentação.

13. Paletes bem adequados na linha de produção elimina interrupções e gargalos e proporciona maior produtividade.

14. Operários não precisam perder seu valioso tempo para dar apoio na movimentação de materiais.

15. Corta pela metade o tempo de carga e descarga de caminhões:

(a) redução dos custos de prorrogação no tempo de embarque e eliminação de (sobretaxa);

(b) a melhor utilização dos equipamentos de carga e descarga;

(c) crescimento do peso de rendas no transporte, otimiza a relação de caminhões.

16. Tempo de carga e descarga pode ser reduzido com o uso do palete, resultando em:

(a) rapidez no retorno do caminhão

(b) redução de custos. Economias são claramentes visualizadas quando realizadas pelo custo de carga e descarga de mercadorias, pois muitas vezes são maiores naquelas que envolve operação de transbordo.

3. Tipos e Modelos Existentes

A Norma de Terminologia para paletes, NBR 8254 editada em novembro de 1983, classifica os tipos de paletes de seguinte forma:

Quanto ao tipo de operação:

Palete descartável - Como alternativa ao palete circulante debate-se a utilização de paletes descartáveis que também apresentam problemas relativos a custos. Esses paletes acabam agregando custo ao produto. Outro problema é o ecológico relativo aos produtos a serem descartados.

Palete de uso repetitivo - são aqueles destinados a várias operações de transporte e/ou armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com