TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística de negócios

Resenha: Logística de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, bem como as informações a eles relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

As organizações tendem a se direcionarem pelo comportamento da sociedade, onde diariamente conceitos como o (CRM) – Gestão do Relacionamento com o Cliente - demonstram que o objetivo está em resgatar uma aproximação maior do fornecedor com o cliente, é fundamental melhorar o relacionamento com o cliente com a finalidade de personalizar o atendimento e conseqüentemente atrair novos negócios, mantendo o alto nível de satisfação dos clientes antigos.

Observa-se que a logística empresarial pode fornecer condições de apoio à busca de oportunidades, como, reduzir custos, melhorar a qualidade e/ou oferecer serviços mais rápidos.

As empresas se vêem diante do desafio de abastecer mercados em expansão e, no caso do Brasil, um país com dimensões continentais e com uma malha de transportes nem sempre adequadas o desafio se faz ainda maior. O ponto crucial está em enxergar o potencial de um sistema logístico integrado, utilizando-o como uma vantagem competitiva. Desta forma a logística empresarial possibilita um maior poder competitivo às organizações, contribuindo em favor da redução do custo total de produção e da fidelização dos clientes, por meio do cumprimento dos prazos de entrega pré-estabelecidos, entre outros fatores.

Neste cenário, tem-se a preocupação de enxergar a logística empresarial de um âmbito maior, de forma a ressaltar aspectos ligados à integração desta aos demais sistemas de gestão da empresa e sua contribuição estratégica.

A logística empresarial implica tanto o suprimento físico como a distribuição física, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, por meio de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

A logística empresarial tem como objetivo proporcionar aos consumidores bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem. A logística empresarial deve gerenciar as atividades operacionais de modo a otimizá-las, garantindo o suprimento, o gerenciamento do fluxo interno à fábrica (logística da manufatura) e a distribuição dos produtos, atendendo ao cliente com o menor nível de estoque possível. Esse objetivo faz com que as empresas busquem agilidade em seus processos produtivos e administrativos.

Tem como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial.

Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com