TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luca Pacioli - Método Das Partidas Dobradas

Dissertações: Luca Pacioli - Método Das Partidas Dobradas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

Filho de Bartolomeu Pacioli, Luca Pacioli nasceu em 1445, na cidade de Sansepolcro, na Itália. Foi criado pela família Befolci, foi discípulo de Piero della Francesca, teve forte influência deste mestre. Ainda jovem mudou-se para Veneza, onde começou a trabalhar em um comércio, a estudar matemática com Domenico Bragadino e ser tutor dos filhos do patrão.

Em 1470, logo após o falecimento de seu chefe, partiu de Veneza para Roma onde trabalhou para o secretário papal. Posteriormente com influência de Leone Battista Alberti, o secretário papal, estudou teologia, e entrou para a ordem Franciscana onde se tornou monge.

Em 1477 desistiu de sua vida no monastério e tornou-se um andarilho, escreveu outros trabalhos, ensinou matemática em várias universidades. Voltou para Sansepolcro, lá escreveu sua principal obra: Summa de Arithmetica Geometria Proportioni Et Propornalità, e a publicou em 1494, essa obra tem a famosa técnica das partidas dobradas. Devido a essa importante obra, é conhecido hoje como o pai da contabilidade moderna.

Viajou para outras cidades para dar aula nas Universidades, manteve contato com Leonardo da Vinci, publicou três volumes de Divina Proportione (1509), continuou viajando e ensinando matemática, mas com a saúde debilitada retornou a Sansepolcro, onde morreu em 1517.

Método das Partidas dobradas

Luca Bartolomeu Pacioli publicou sua obra mais importante em 1494, Summa de Arithmetica Geometria Proportioni Et Propornalità, onde mostrou para o mundo o método das partidas dobradas, que diz: o registro de qualquer operação implica em um ou mais débitos e deve conter crédito equivalente em uma ou mais contas da forma que o valor debitado seja igual ao valor creditado.

Portanto consiste em saber que no registro, para cada entrada há uma saída, ou seja, para cada devedor existe um credor, e que todo débito corresponde a um crédito de igual valor. Existem várias maneiras para lançar esses valores, por exemplo: várias contas de débito e uma conta de crédito; uma conta de débito e várias contas de credito; uma conta de débito e uma conta de crédito, entre outras.

Para realizar sua função que é manter equilíbrio no patrimônio é utilizado o razonete, que tem a forma de T, para representar graficamente o patrimônio e suas variações.

Para cada conta do balanço patrimonial abre-se um razonete. De acordo com a natureza da conta é determinado em qual lado ocorrem os aumentos e as diminuições. Se forem ativos os aumentos são feitos na esquerda e diminuições na direita, se forem passivos ou patrimônios líquidos os aumentos são registrados no lado direito e as diminuições no lado esquerdo.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Razonete

http://rekadu.com.br/?p=445

http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/metodos.php

http://teoriascontabeis.blogspot.com.br/2009/09/partidas-dobradas.html

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/20017/metodo-das-partidas-dobradas

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/renascenca/pacioli.htm

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/LucaPaci.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com