TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Livro Razao E Principio Das Partidas Dobradas

Dissertações: Contabilidade, Livro Razao E Principio Das Partidas Dobradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.

O livro Diário é o registro básico de toda a escrituração contábil. Nele devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial, autenticado pelo órgão competente. Os lançamentos no livro Diário: podem ser efetuados diretamente ou por reprodução, quando adotada a escrituração mecanizada, em que as matrizes são elaboradas em tinta copiativa e em seguida transpostas para o livro Diário Copiador; devem ser efetuados com individuação e clareza, de modo a permitir, em qualquer momento, a perfeita identificação dos fatos descritos. No caso de adoção de escrituração mecanizada, o livro Diário pode ser substituído por lotes de fichas ou folhas soltas, seguidamente numeradas, mecânica ou tipograficamente, desde que no anverso da primeira e no verso da última ficha ou folha numerada de cada lote sejam lavrados, respectivamente, os termos de abertura e de encerramento e que elas sejam autenticadas pelo órgão competente. O livro Diário pode ser escriturado por meio de processamento eletrônico dedados, método atualmente adotado pela maioria das empresas.

Qualquer que seja o sistema adotado em substituição ao livro Diário tradicional, os lançamentos deverão satisfazer todos os requisitos e as normas de escrituração exigida para os livros mercantis.

É admitida a escrituração resumida do livro Diário, por totais que não excedam o período de um mês, exclusivamente para contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que: sejam utilizados livros auxiliares (devidamente autenticados na forma prevista para o livro Diário) para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação.

1.1. Livro Razão

O livro Razão é utilizado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro Diário, ou seja, o livro Razão reflete exatamente aquilo que foi lançado no livro Diário, mas de forma individualizada (por conta ou subconta). Esse livro é um dos mais importantes instrumentos da escrituração contábil da empresa, porque fornece a totalização das contas individualmente, mostrando os totais lançados a débito e a crédito de cada conta e o saldo desta. A escrituração do livro Razão também deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações. O livro ou as fichas do livro Razão são dispensados de autenticação na Junta Comercial no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

1.2. Contas de resultado e apuração do resultado do exercício:

Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).

1.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com