TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodós Partidas Dobrada E Simples Cap 11 Marion

Dissertações: Metodós Partidas Dobrada E Simples Cap 11 Marion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

Página n° 159

Uma técnica bastante utilizada para verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos é o balancete de verificação. Este instrumento, embora de muita utilidade, não detectará, entretanto, toda a amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis, como será visto adiante.

O balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade.

Página n° 160

O método das partidas dobradas foi desenvolvido pelo Frei Luca Pacioli, na Itália, século XV. O método consiste no fato de que para qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a um crédito (ou mais créditos). Portanto, não há débitos sem créditos correspondentes, ou ainda a soma dos débitos é igual á soma dos créditos.

Página n° 161

O método das partidas simples contabilizam apenas um débito ou apenas um crédito.

Embora haja alguns números relativos ao negócio, percebe-se que o método das partidas simples é imperfeito por revelar insuficiência de dados para a tomada de decisão. Essa a razão por que tal método não é largamente utilizado.

Página n° 162

O balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas: não haverá débito sem crédito correspondente. Portanto, somando-se todos os débitos, por um lado, e todos os créditos, por outro, o total de ambos será sempre o mesmo. Assim, deve-se verificar se os lançamentos a débito e a crédito foram realizados adequadamente ou não.

Página n° 164

Como identificar erro de lançamento, se a soma dos débitos não é igual a soma dos créditos, há indícios claros de que os registros contábeis não estão corretos.

É importante destacar que, havendo diferenças no balancete, não se deve prosseguir o trabalho contábil. Pode-se depreender, também, que quanto menor for o período de abrangência do balancete, mais eficiente será a contabilidade.

Página n° 165

Erro que o balancete não detecta é debitar indevidamente; e a inversão num lançamento, portanto, concluir que o balancete de verificação nem sempre detectara os erros nos registros contábeis.

Página n° 166

O balancete, dependendo da necessidade da empresa, pode ter forma simples de uma fita de máquina calculadora, de duas colunas, de quatro colunas, seis e até oito colunas.

Página n° 167

É interessante apresentar os balancetes, destacando-se as contas de balanço das contas de resultados. A apresentação do balancete separando-se estes dois grupos de contas distintas (sem, com isso, fazer dois relatórios) e, de preferência, concentrando em forma de grupo de contas e puxando o subtotal (circulante, permanente, despesas operacionais, despesas não operacionais...) contribui sensivelmente como um instrumento para a tomada de decisão.

Página n° 168 e 169

Através de balancetes mensais, a administração da empresa terá um resumo de todas as operações, bem como de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com