TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludica

Pesquisas Acadêmicas: Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO LÚDICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Lúdica”, sob orientação do professor-tutor – VERÔNICA CARTOCE.

TABOÃO DA SERRA

201

SUMÁRIO

Introdução .......................................... 02

Etapa 01 .............................................. 03

Etapa 02 .............................................. 05

Etapa 03. ............................................. 07

Etapa 04 .............................................. 10

Considerações Finais .......................... 15

Referências Bibliográficas .................. 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar a importância da atividade lúdica na educação infantil.

Podemos verificar que é por meio do lúdico que as crianças formam conceitos, selecionam ideias, estabelece relações lógicas, e assim se socializam. De acordo com Vygotsky (1984), o lúdico no desenvolvimento infantil atribui relevante papel ao ato de brincar, na constituição do pensamento infantil.

É brincando, jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos.

A brincadeira cria para a criança uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema. (Vygotsky 1984).

Através da citação acima, podemos perceber a importância do lúdico nas atividades da educação infantil, brincar é sinônimo de aprender, pois brincar e jogar gera um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contratos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividades.

ETAPA 01

PIETER BRUEGEL

1. Cavalinho

2. Trenzinho

3. Roda

4. Cobra Cega

5. Bambolê

BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

As figuras acima demonstram as várias formas de se brincar com bambolê, normalmente as meninas são as que mais aderem às brincadeiras com esse objeto, mas os meninos brincam também.

Uma das brincadeiras mais realizadas com esse brinquedo é rodá-lo na cintura, nos braços e pescoço. O objetivo quase na maioria das vezes é ver quem consegue rodar por mais tempo. É preciso um pouco de treino, até acertar, a partir daí o objetivo é rodar mais bambolês.

O Bambolê é indicado para crianças com idade acima de 6 anos e pode ser praticada em qualquer lugar. A criança pode brincar sozinha, mas acompanhada é sempre mais legal.

Esse brinquedo desenvolve habilidades como equilíbrio, ritmo, coordenação motora e condicionamento físico. Até mesmo os adultos podem praticar para afinar a cintura, alongar a coluna, melhorar a postura e trabalhar o abdômen.

ETAPA 02

REFLEXÕES SOBRE O ATO DE BRINCAR

O cuidar, educar e brincar andam juntos na Educação Infantil.

A criança também aprende brincando! Quando brinca aprende muitas coisas, aprende a ser um ser social, aprende sobre o próprio corpo, os movimentos, a explorar o uso sensorial dos seus movimentos, aprende a entrar em situações simbólicas, em situações imaginarias.

As brincadeiras estimulam cada fase do desenvolvimento infantil, fases como a da imitação que no ato de brincar a criança imita ações do dia a dia das pessoas com as quais ela convive: dar comidas para as bonecas, dirigir um carro, cozinhar e etc. Existem brincadeiras que estimulam os cinco sentidos, por exemplo.

Quando a criança tem acesso ao brinquedo, a brincar seja com qual for o objeto, bonecas, carrinhos, bolas, objetos domésticos, ela ganha autonomia para escolher esse brinquedo, perceber diferentes formas, texturas e cores. Tudo estimula o aprendizado e a tomada de decisões.

Os jogos favorecem a socialização entre as crianças e a conscientização do trabalho em equipe. Podemos dizer que os jogos são fatores de motivação para as crianças. Dentre outras coisas, os jogos favorecem o desenvolvimento da criatividade, da participação, do senso critico, da observação e das varias formas do uso de linguagem.

Para Vygotsky (1998), o educador poderá fazer o uso de jogos, brincadeiras, histórias e outros, para que de forma lúdica a criança seja desafiada a pensar e resolver situações problemáticas, para que imite e recrie regras utilizadas pelo adulto.

Vygotsky e Piaget são unanimes sem suas teorias sobre a importância da utilização de jogos educativos para o processo de ensino-aprendizagem.

Figuras 1 e 2

Fonte: <http://alfabeatriz.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html > Acesso em: 23 out 2014.

Kishimoto (2002) ressalta a contribuição de Froebel quando institui nos jardins de infância a utilização de brincadeiras e brinquedos, atividades livres e orientadas, intercaladas por movimentos e músicas, todos estes aparecendo como suporte da ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com