TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Brasileira De Sinais - Libras

Trabalho Universitário: Língua Brasileira De Sinais - Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 4

Língua Brasileira de Sinais - Libras

As causas da surdez podem ser congênitas (pré-natais ou perinatais) ou Adquiridas (pós-natais). A falta de um diagnóstico precoce de surdez, além de contribuir para o atraso do desenvolvimento da criança, dificulta o relacionamento mãe-bebê.

No caso do bebê surdo, a melhor opção para o desenvolvimento da linguagem interna é o contato precoce com a língua de sinais. Libras é a língua brasileira de sinais que foi adotada por votação na FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo) no ano de 1993. É uma língua de modalidade espaço-visual por ser sinalizada pelo emissor por gestos no espaço e captada pelo receptor através da visão. A Lei 10.436/02 também veio apoiar a inclusão do surdo, por reconhecer a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação. O Decreto 5.626/ 05 veio regulamentar a Lei 10.436/02, dispondo detalhadamente sobre a formação do professor e instrutor de Libras; o uso e difusão de Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação; da formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa; da garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva; da garantia do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e do papel do Poder Público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão de Libras. Na comunicação total são utilizados todos os recursos possíveis, inclusive a língua de sinais. Porém, ela não é considerada realmente como uma língua, pois os sinais são usados com estrutura da língua oral utilizada pela comunidade (bimodalismo). Portanto, a língua de sinais não possui o devido status, por depender da língua oral. O bilinguismo consiste no ensino e aquisição de duas línguas em momentos distintos, no caso do Brasil Libras (L1) e Português (L2). A libra é a língua materna dos surdos brasileiros e, portanto, não lhes deve ser negada. No AEE em Libras o aluno tem possibilidade de rever todos os conteúdos curriculares através da língua de sinais, sendo que a preferência seja para um professor surdo. No AEE para o ensino de Libras, dependendo do nível de conhecimento do aluno nesta língua, as atividades serão planejadas para favorecer o conhecimento e aquisição de termos científicos. Já no AEE para o ensino da Língua Portuguesa a preferência é para o professor graduado nesta área, para que possa ensinar o português com metodologia de segunda língua na modalidade escrita, e quando possível na oral, se for à opção do aluno.

O ATENDIMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS COM SURDEZ

A criança surda, por chegar, na maioria das vezes, à escola sem domínio de língua alguma, tem sérias dificuldades para a aprendizagem da escrita. No caso do aluno surdo é a língua de sinais que mais vem colaborando para sua compreensão do conteúdo trabalhado em classe regular.

A ESCRITA DO SURDO

Para a aquisição da língua escrita é necessário que tenhamos uma experiência e conhecimento prévio da língua falada. Como esse processo não é natural para o surdo, as dificuldades na área da leitura e da escrita são enormes. A escrita do aluno com surdez, normalmente, apresenta construções atípicas. Isso faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com