TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACRO AMBIENTES AMBIENTE DEMOGRÁFICO

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 12

MACRO AMBIENTES

 AMBIENTE DEMOGRÁFICO

 População Atual

 O desenvolvimento populacional do território pode ocorrer de duas formas: através da migração e através do crescimento vegetativo que é a relação entre taxas de natalidade e as de mortalidade.

 Atualmente no território Brasileiro, o maior responsável pelo aumento populacional é o crescimento vegetativo, visto que os fluxos de migração lideraram o ranking entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944.397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799.

 Hoje o Brasil está entre os cinco países mais populosos do planeta, entre os primeiros estão: China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes. A previsão é que em 2050, a população brasileira esteja com aproximadamente, 260 milhões de pessoas, um aumento populacional de quase um aumento populacional de quase 70 milhões de habitantes em relação aos 190.755.799 registrados em 2010.

 A estrutura da população brasileira[pic 1]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 2]

[pic 6][pic 7]

 

Os indivíduos com faixa etária entre 0 e 19 anos, representam aproximadamente 40% da população brasileira são considerados Jovens. À faixa etária entre 20 a 59 anos, representa cerca de 51% da população considerado Adultos. As pessoas com idade superior a 59 anos são a terceira idade, correspondem a 9% da população. Nas ultimas décadas houve elevação de expectativa de vida, provocando automaticamente um acréscimo no crescimento natural/vegetativo  em razão de uma mudança na estrutura estaria brasileira decorrente de fatores como queda das taxas de mortalidade e de natalidade.

 Em média hoje 50% das pessoas compõem o PEA (População economicamente ativa), que representa a população que trabalha ou estão à procura de emprego , e 32% constituem a população inativa, pessoas que são menores, que não estudam, não trabalham e não estão à procura.

 Expectativa de vida dos brasileiros

 De acordo com o IBGE, a média de vida de um cidadão brasileiro é de 73,6 anos.   É correspondente à quantidade de anos em média que uma determinada população vive. Esse item é um importante indicador social que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um determinado lugar.

 Mediante ao aumento nos índices desse indicador social, observa – se que o país ainda se encontra abaixo da realidade de muitos outros países desenvolvidos. O percentual médio do Brasil no quesito esperança de vida não reflete totalmente a realidade, muitas particularidades regionais são camufladas. Desse modo, temos diversos percentuais de expectativa de vida que oscilam de acordo com cada estado. A seguir, a expectativa de vida da população dos estados brasileiros.

 Média de vida nos Estados Brasileiros.

[pic 8]

 Esse gráfico reflete a desigualdade que existe entre áreas mais desenvolvidas econômica e industrialmente e as menos desenvolvidas. Por isso, estados desenvolvidos - Centro-Sul demonstram números mais elevados que estados menos desenvolvidos - regiões Norte e Nordeste.

 AMBIENTE POLÍTICO/ LEGAL EM COSMÉTICOS E PERFUMARIA

 Legislação

 Legislação Específica da Área (Perfumaria e cosméticos)

 Registro de Produtos

 Foi criada uma legislação com o intuito de dificultar as falsificações de produtos e de qualidade inferior a do mercado. A Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (ADIPEC) foi criada em 1991 e sua sede fica localizada em São Paulo. A fim de assegurar os direitos de seus assegurados em relação à importação e distribuição de perfumes e cosméticos no mercado nacional.

 Assim foi criado um selo de procedência de qualidade, uma etiqueta com a logomarca da associação para rastrear produtos. Este selo é produzido na Alemanha, pois possui uma tecnologia trust seal, o que dificulta a falsificação. Pois no mercado existem produtos falsificados e com qualidade inferior, o que oferece riscos aos consumidores. Por isso o selo foi criado.

 Porém, somente os associados podem obtê-lo, se for liberado por uma empresa estrangeira, contratada pela ADIPEC e que tenha autorização da ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária).

 Atualmente, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), existem diversas leis para a Indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Entre elas, as mais importantes são:

 -Lei 2.590, de 11 de junho 1971, regulamentada pelo Decreto 1.277-N/79, em que dispõe sobre a atividade e discrimina algumas providências, tais como: aprovação da autoridade sanitária; responsável técnico habilitado e registro no Ministério da Saúde.

 -Lei 5.991/73. Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de cosméticos.

 -Lei 6.360/76. Dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os cosméticos.

 -Decreto 793/93. Altera os Decretos 74.710/74 e 79.094/77, que regulamentavam as respectivas leis, e dá outras providências.

 AMBIENTE ECONÔMICO

 Perfumaria é um dos destaques de alta no PIB do 2º trimestre

 VALOR - SÃO PAULO - Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado hoje mostram que o mercado de perfumaria cresceu durante o segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. O segmento representou uma das quatro maiores altas da indústria de transformação nacional, que recuou 5,3%, e um dos cinco maiores entre as importações, cuja expansão foi de 1,6% na comparação anual.

 O IBGE não informa quanto à perfumaria representou em cada uma dessas divisões.

 Esses dois movimentos refletiram no desempenho da Natura durante o começo do segundo trimestre. Nos primeiros quatro meses do ano, a maior fabricante de cosméticos do país viu sua participação diminuir no grupo que engloba cosmético e perfumaria. No período, em 2011, detinha 39,5% do mercado, e, de janeiro a abril, a parcela recuou para 38,7%.

 A Natura perdeu participação, mas as vendas aumentaram se comparado a igual intervalo do ano passado. O mercado do segmento cresceu 10,7% entre janeiro e abril, segundo dados da empresa disponíveis no balanço do segundo trimestre de 2012. “Esse resultado não reflete a aceleração gradual de nossas vendas nos últimos dois meses do segundo trimestre de 2012”, disse a empresa em nota na ocasião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com