TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro Ambiente

Casos: Macro Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento II

Macro Ambiente é um conjunto de variáveis contextuais não controladas pela empresa, mas que afetam no seu desempenho e influenciam as suas estratégias e o seu processo decisório. Faz parte do macro ambiente variáveis como o contexto econômico, político, legal, tecnológico, social e entre outros.

Realizado a pesquisa de aspectos importantes do Macro Ambiente, foram identificados três importantes aspectos, são eles: tecnológico, econômico e sociocultural.

Aspecto tecnológico: Inclui todas as inovações tecnológicas em relação ao nível do produto, descrição do processo, a legislação sobre proteção de registro, incentivos à investigação e desenvolvimento, entre outros.

Por ser uma indústria de brinquedos, é muito importante que haja a análise do ambiente, pois cada vez mais as crianças e jovens procuram por objetos inovadores. Como também concorrentes que poderão ter as inovações melhores do que da empresa. Apesar disso tem que ter cautela ao investir em uma tecnologia que não seja popular entre o público-alvo, para isso sempre é essencial à realização de pesquisas.

Aspecto econômico: Inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, a taxa de desemprego, evolução do consumo privado, entre outros. Outro aspecto muito significativo, porque não basta apresentar um novo brinquedo no mercado, com um custo alto, se o público-alvo não tiver a oportunidade de adquirir, independente de seus motivos como por-exemplo de desempregos ou por uma crise econômica. De outra forma, pode ser aceito como oportunidade, já que uma classe da população, que não fazia parte do público-alvo, poder adquirir um determinado produto de modo consequente à empresa tem como resultado um aumento de ganho, que acaba se tornando uma ampla oportunidade de negócio.

Aspecto sociocultural: Inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, mudança social, religião entre outros. Conhecer o estilo de vida do comprador é fundamental para compreender e atingir o interesse do consumidor, como também criar novos brinquedos de acordo com suas necessidades. Como se trata de cultura e sociedade é importante que a empresa não pare, de maneira crescente sempre evoluindo com o tempo e as pessoas, afinal vivemos em um mundo de mudanças.

Fontes:

http://www.slideshare.net/isacriativa/macro-ambiente

http://tudosobremarketing.wordpress.com/2009/04/10/microambiente-e-macroambiente/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/de-olho-no-macroambiente/53525/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com