TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As forças que compõem o macro-ambiente

Artigo: As forças que compõem o macro-ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 3

1 - )

a) As forças que compõem o macroambiente são as seguintes:

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais usam como subsídios ou que são afetados em suas atividades.

Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

Ambiente Político/Legal. As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

b) Influenciam da seguinte forma:

Ambiente Demográfico: Envelhecimento da população deve baixar suas receitas, pois ao problema de ser um produto voltado mais para os jovens e há ainda o problema da obesidade e problemas de Saúde em geral.

Ambiente Econômico: No Brasil, Big Mac é luxo, isso faz com que o McDonalds tenha que trabalhar para que seu produto se torne algo popular e de fácil acesso.

Ambiente Natural: Embalagens devem sofrer restrições devido à quantidade de lixo que pode produzir.

Ambiente Tecnológico: É algo de domínio público, facilmente copiado sendo difícil se sobressair nessa área.

Ambiente Cultural: Ameaça da tendência de “saudáveis”, por isso o Mcdonalds tem que trabalhar para seu produto tenha a imagem de lanche, mas saudáveis ao mesmo tempo.

2 - ) Os Cinco Elementos da Análise Estrutural de Porter são os seguintes:

A entrada de um produto no mercado, os fornecedores, os compradores, os substitutos e a concorrência.

Usando como base o mercado cervejeiro no Brasil, teremos as seguintes descrições da Análise Estrutural de Porter:

Entrada: Existe a dificuldade de entrada devido ao alto investimento para atender a grande demanda de fornecimento e a dificuldade devido a concorrência, já que temos marcas a muito tempo estabelecidas no mercado.

Fornecedores: No Brasil são poucos os fornecedores o que diminui o poder de barganha, além da dificuldade de se ter os ingredientes tendo em vista que o Brasil não é um bom produtor de cevada, essencial para a produção de cerveja.

Substitutos: É muito pequeno o risco quanto aos substitutos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com