TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE ELABOAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS –

Este manual irá orientar os alunos na construção/elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC1). Este será o documento final (caso o aluno já tenha concluído todas as unidades curriculares) que representará a conclusão do seu curso. O    resultado

do estudo realizado deve expressar o conhecimento do assunto escolhido e ser feito sob  a supervisão de um professor orientador.

Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica. A comprovação de ineditismo é de responsabilidade do autor. Recomenda-se que o tamanho do arquivo não seja superior a um megabyte, evitando-se trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.

O manuscrito deve ter entre 12 (doze) e 18 (dezoito) laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências bibliográficas.

REGRA GERAL PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO CIENTÍFICO - UNIT

  • FORMATO

Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entrelinhas, exceto as citações diretas com mais de três linhas, referências, resumos, notas e legendas que devem ser digitadas em espaço simples.

  • FONTE

Fonte Arial e tamanho 12 para todo o texto;

Fonte Arial e tamanho 10 para citações com mais de três linhas;

Fonte Arial e tamanho 10 para as notas de rodapé e legenda das ilustrações;

Fonte Arial e tamanho 14 para seções de divisão primária (maiúsculas e negrito);

Fonte Arial e tamanho 12 para seções de divisão secundária (maiúsculas sem negrito);

[pic 3]

1 Para Graduação e Especialização podemos considerar também a elaboração da chamada Monografia.


  • Fonte Arial e tamanho 12 para seções de divisão terciária (em negrito, com maiúscula apenas na primeira letra do título da seção, à exceção de nomes próprios).
  • MARGENS

  • Margem esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior 2 cm;
  • Recuo de parágrafo para citação com mais de três linhas: 4 cm da margem esquerda;
  • Alinhamento de título sem indicação numérica (RESUMO, ABSTRACT, LISTAS, SUMÁRIO, REFERÊNCIAS): utilizar a opção “Centralizada” do programa Word;
  • Alinhamento de título com indicação numérica (1 INTRODUÇÃO, 2 REFERENCIAL TEÓRICO, 3 METODOLOGIA, 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO, 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS). Utilizar o parágrafo alinhado à esquerda.
  • PARÁGRAFO

  • Texto justificado;
  • Texto alinhado à esquerda e o início de cada parágrafo é marcado com um espaço de 1,5;
  • Entre as seções de divisões do desenvolvimento, devem-se usar dois espaços de 1,5;
  • No artigo, as seções – primária, secundária ou terciária – do desenvolvimento, não deve sofrer a quebra de página e devem ser precedidas do indicativo numérico, alinhados à margem esquerda e separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5 entrelinhas;
  • SIGLA

A sigla deve ser usada para evitar a repetição de palavras. Quando aparecer no texto pela primeira vez deve ser precedido do nome por extenso e a sigla entre parênteses.


  • ILUSTRAÇÃO (tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias, lâminas, plantas, organogramas, fluxogramas e esquemas)2.

As imagens, ilustrações e tabelas devem ser enumeradas com algarismos arábicos em negrito e precedidas do sinal de dois pontos (:). As informações devem vir acima da imagem, respeitando a sequência numérica no decorrer do texto. Abaixo da imagem,  deve constar a fonte (local de onde foi extraída) como o autor, data e página. Esta deve constar também nas referências do trabalho.

Caso a imagem ultrapasse as margens adotadas para o texto, ela deverá ser inserida nos anexos, porém, sugerimos que a mesma apareça na própria folha onde está inserido o texto a que se refere. A resolução das imagens deve ser de aproximadamente 600 dpi. Imagens de muito alta resolução apenas aumentam desnecessariamente o tamanho dos arquivos a serem processados, sem impacto sobre o resultado obtido.

Nas tabelas e quadros, não utilize fundos coloridos ou em tons de cinza e evite as linhas grossas ou duplas, além de linhas de separação desnecessárias. Ao apresentar dados empíricos, não utilize mais casas decimais do que o garantido pela precisão ou reprodutibilidade dos eventos geradores.

Títulos de tabelas devem ser apresentados acima das respectivas tabelas, seguindo as mesmas recomendações para o tipo de letra e formatação do parágrafo indicadas para os títulos de figuras.

A ABNT faz distinção entre quadros e tabelas: quadros apresentam apenas dados alfanuméricos, enquanto tabelas possuem números. A formatação também é distinta: quadros apresentam os quatro lados fechados, enquanto tabelas não têm laterais fechadas.

Segue os exemplos abaixo:

[pic 4]

2 Recomenda-se atenção para inclusão de fotografias e/ou imagens, uma vez que as mesmas só podem ser publicadas com autorização da utilização da imagem.


Figura 1. Exemplo de título de figura com menos de uma linha

Tabela 1. Eficiência do ataque

Time

Gols no campeonato

Botafogo

35

Flamengo

15

Vasco da Gama

48

Quadro 1. Cores dos times paranaenses

Time

Cores

Botafogo

preto e branco

Flamengo

vermelho e preto

Vasco da Gama

preto e branco

  • TÍTULO

O título deve vir em caixa alta, em negrito e justificado à esquerda. Alinhado à  direita, entrará o nome e sobrenome do autor principal (orientando), abaixo o e-mail ou  link do currículo Lattes (não podem conter as duas informações). O nome e sobrenome  do orientador virão logo abaixo, precedido das mesmas informações3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com