TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE TRABALHOS DA UP

Casos: MANUAL DE TRABALHOS DA UP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Todo trabalho científico deve ser construído a partir da elaboração de um projeto ou plano de pesquisa. O projeto de pesquisa vai possibilitar o delineamento das idéias iniciais sobre o problema e sobre a metodologia que será usada no desenvolvimento do estudo. Evidentemente, o projeto de pesquisa pode ser modificado, adaptando-se as novas contingências. A estrutura desse projeto é quase sempre definida pela instituição que a requisita. Mas qualquer que seja esta estrutura, no projeto deve estar muito claro o caminho a ser percorrido, as etapas a serem vencidas, os instrumentos e estratégias a serem utilizados. Conseqüentemente, o pesquisador caminhará de forma mais segura em todas as etapas de elaboração do trabalho científico, independentemente do nível de aprofundamento da pesquisa. A seguir, serão apresentados os elementos essenciais de um projeto e suas características principais.

1.1 CONCEITO

O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrário o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância. Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para a elaboração do relatório final (monografia, dissertação e tese), tudo é previsto no projeto de pesquisa. Um projeto de pesquisa deve, portanto, responder às clássicas questões, ou seja, traçar um caminho eficaz que o conduza a atingir os objetivos a que se propõe.

12

Projeto define-se:

 o que fazer;

 por que fazer;

 para quem fazer;

 onde fazer;

 como, com que, quanto e quando fazer;

 com quanto fazer e como pagar;

 quem vai fazer.

1.2 DEFININDO O TEMA E TÍTULO

O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria. Pode ter surgido pela entidade responsável, portanto, “encomendado”, o que, no entanto não lhe tira o caráter científico. Independente de sua origem, o tema é, nessa fase, necessariamente amplo, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa.

2 PROJETO DE PESQUISA

O Projeto de Pesquisa é um processo de execução, apresentação e elaboração onde são coletados os dados sobre o assunto (MARCONI E LAKATOS, 2001, p.104). O Projeto tem que ter tais pergunta: o quê? , por quê? , para quem? , onde? , como? , com quê, quanto e quando? , quem? O projeto de pesquisa está dividido em três elementos, sendo eles: Pré-Textuais, Textuais, Pós-Textuais.

13

Cabe ressaltar que um projeto de pesquisa não possui conclusão. Não há um único modelo para se elaborar um projeto de pesquisa. Uma proposta é apresentada a seguir:

1. INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO

2. PROBLEMATIZAÇÃO

3. OBJETIVOS

4. JUSTIFICATIVA

5. REVISÃO TEÓRICA

6. METODOLOGIA

7. ORÇAMENTO (OPCIONAL)

8. CRONOGRAMA.

9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

10. APENDICES / ANEXOS

3 PRÉ-TEXTUAIS

Segundo MARTINS (2001, p.50) “são classificados como pré-textuais os elementos que antecedem o texto”. No caso dos trabalhos acadêmicos, os elementos pré-textuais são: a capa, a folha de rosto, agradecimentos, resumo e o sumário.

3.1 CAPA

É um elemento obrigatório, serve para a proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações.

a) Instituição a qual é submetida

b) Nome do autor

c) Titulo do trabalho

d) Local e ano.

14

3.2 FOLHA DE ROSTO

É a principal informação sobre o objetivo do trabalho e a qual disciplina se refere. Contém dados essenciais à identificação do trabalho.

a) Nome do autor-responsável intelectual do trabalho;

b) Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, possibilitando a indexação e recuperação da informação e inserido no centro da página;. Se houver subtítulo, deve ser evidenciando a sua subordinação, precedido de dois pontos;.

c) Numero de volumes. (Se houver mais de um, deve constar em cada folha a numeração referente ao volume);

d) Natureza do Trabalho (Tese, dissertação ou trabalhos acadêmicos, de conclusão de cursos ou similares);.

 Objetivo (Aprovação em disciplina, grau pretendido e outros);

 Nome da Instituição a que é submetida;

 Área de concentração;

 Nome do Orientador e, se houver do co-orientador;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com