TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DE CUSTOS E RISCOS

Trabalho Escolar: MAPEAMENTO DE CUSTOS E RISCOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

MAPEANDO RISCOS EM LOGÍSTICA REVERSA

Uma das maiores dificuldades na logística reversa é que ela é tratada como um processo esporádico. Ter processos corretamente mapeados e procedimentos formalizados é condição fundamental para se obter controle e conseguir melhorias com redução de riscos.

Resumidamente, a Logística Reversa relaciona-se com os seguintes aspectos do negócio:

1. Proteção ao meio ambiente – uma vez que há aumento de reciclagem e, com a reutilização de produtos, há uma diminuição de resíduos.

2. Diminuição dos custos – retorno de materiais ao ciclo produtivo.

3. Melhora da imagem da empresa perante o mercado – a responsabilidade em relação ao meio ambiente representa uma forte publicidade positiva.

4. Relação custo/benefício vantajosa – apesar dos custos da estruturação de uma logística reversa, os benefícios são significantes.

5. Aumento significativo nos lucros da empresa – uma vez bem estruturada, a prática de reutilização de materiais acarreta uma redução dos custos de compra de matérias-primas. Para mapear riscos em logística reversa, necessitamos pensar em três dimensões da logística, com diferentes probabilidades de ocorrência e de diferentes impactos coletivos.

As três dimensões clássicas da logística são.

Dimensão de fluxo - corresponde à circulação do fluxo de materiais, desde os fornecedores de matéria-prima até os clientes, envolvendo entradas, saídas e controles, através das seguintes etapas:

Suprimentos, Transformação, Distribuição, Serviço ao cliente.

Dimensão de atividades - corresponde aos processos desenvolvidos na elaboração do produto, com uma visão de recursos, pois envolvem os recursos físicos e humanos, métodos de trabalho e ferramentas. São processos envolvendo as seguintes fases:

Processo operacional, Processo administrativo amplo, Processo de gerenciamento do pessoal, Processo de engenharia de produto.

Dimensão de domínios - corresponde às atividades ligadas ao conhecimento, pois lidam com a visão de decisão, envolvendo as estratégias, princípios de planejamento e controle. Devem levar em conta os seguintes aspectos:

Gestão de fluxos, Tomada de decisão, Gestão de recursos , Modelo organizacional

ATIVIDADES TÍPICAS DO PROCESSO LOGÍSTICO REVERSO

Coletar-Embalar- Expedir- Retornar ao Fornecedor -Revender –Recondicionar - Reciclar -Descarregar - Processo Logístico Reverso

As dimensões do Fluxo Reverso

A implementação de processos logísticos reversos requer a definição de uma infraestrutura logística adequada para lidar com os fluxos de entrada de materiais usados e fluxos de saída de materiais processados. Instalações de processamento e armazenagem e sistemas de transporte devem ser desenvolvidos para ligar, de forma eficiente, os pontos de fornecimento, onde os materiais a serem reciclados devem ser coletados, até as instalações onde serão processados, identificando os riscos destas diferentes operações.

As dificuldades reversas

Uma das maiores dificuldades na logística reversa é que ela é tratada como um processo esporádico, contingencial, e não como um processo regular. Efetuar corretamente o mapeamento do processo e estabelecer procedimentos formalizados são condições fundamentais para se obter o controle e a melhor performance do projeto, bem como o gerenciamento dos seus riscos inerentes.

-O caso da Americanas.com exemplifica bem a dimensão de fluxos em logística reversa de pós-venda:

O desempenho favorável das vendas aumentou os desafios logísticos da empresa. A sua operação era baseada em tempo rápido de entrega, num conceito de tempo fixo. Se a entrega fosse feita em um dia, criava-se uma expectativa de que todas as entregas seriam feitas em um dia. Assim, substituiu-se a premissa de rapidez por ciclo de pedido e suas variáveis:

- Meio de pacto com o cliente

- Disponibilidade do produto

- Tempo de processamento do pedido

- Tempo de transporte

- Modelo de velocidade eficaz e modelo de regularidade;

Para que não ocorram falhas, o transporte é fundamental O grande desafio da Americanas.com era baixar o percentual de devoluções de produtos de 5% do volume de vendas. Criou-se um comitê permanente para avaliar o perfil das devoluções e, a partir daí, desenvolver uma série de ações preventivas.

-A dimensão das atividades pós-consumo pode ser ilustrada na logística reversa pelo caso da Cia Cacique de Café Solúvel que revisou seu processo operacional, visando ao retorno de materiais ao ciclo produtivo. A Cia. Cacique, visando a aprimorar e manter seu mercado, vem implantado programas como Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), Programa Geral de Melhorias (PGM).

No que se refere ao meio ambiente, a Cacique desenvolveu uma tecnologia para o aproveitamento de resíduos e tratamento de água, visando baixar custos e ganhar importância no cenário social, trabalhando, assim, a sua imagem corporativa. Com relação ao resíduo de borra, a solução foi a criação de uma termo elétrico que transforma esta borra, via queima em geradora de calor e vapor, substituindo 40% do óleo combustível utilizado pela empresa, gerando uma economia de 800 mil KW/mês, tendo condições de até enfrentar uma crise mundial de combustível com reservas próprias.

-O caso da Companhia Ford.

A política de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com