TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MART

Pesquisas Acadêmicas: MART. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 3

(UESPI-2003) Os conjuntos A e B, não vazios, têm, respectivamente, x - 1 e x + 1

elementos. Se o conjunto A x B tem 6x - 6 elementos, então é verdade que o

conjunto:ANALISANDO O USO DAS TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE O COMPUTADOR , COMO O MESMO FACILITA A VIDA DO HOMEM, SEJA NAS LOJAS, NOS BANCOS, NAS RESIDENCIAS E TAMBEM NAS ESCOLAS, NAS SALAS DE AULAS NÃO SERIA DIFERENTE, SEJA ATRAVES DE JOGOS OU PESQUISAS FACITANDO O APRENDIZADO, DEIXANDO AS AULAS DE MATEMATICAS MAIS DIVERTIDAS.

Objetivos Específicos:

- O PREPARO DO PROFESSOR PARA UTILIZAR OS MEIOS TECNOLÓGICOS;

- PROPOR UMA REFLEXÃO SOBRE OS SOFTWARES EDUCACIONAIS;

-ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS SALAS DE AULAS.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DENTRO DA ESCOLA

A tecnologia da informação surgiu nas escolas desde a década de oitenta, Porém seu uso se intensificou, em algumas escolas, apenas no final da década de noventa. Ainda hoje, temos escolas que possuem computadores e laboratórios de informática, mas os mesmos se encontram fechados por falta de profissionais qualificados para utilização, ou por falta de técnicos capacitados que poderiam dar suporte aos mesmos. No entanto, alguns professores até tentam utilizar os computadores, mas nem sempre foram preparados.

Na educação a presença do computador na sala de aula pode gerar novas possibilidades de trabalho, desde que ele faça parte de um processo de desenvolvimento coerente da escola. Isto não exclui o professor, muito pelo contrário, atribuem-lhe novas situações-problema, novos desafios e novas responsabilidades (Papert, 1980).

A presença do professor é importante, uma vez, que de acordo com Valente (1999), não basta colocar o aprendiz na frente do computador, é necessário que haja a mediação do professor, que será responsável por auxiliar na definição do tema da atividade proposta, esclarecer as dúvidas que irão surgir dialogar estimulando os alunos e orientá-los nos momentos em que surgirem as dificuldades.

Faz-se necessário que o professor também esteja estimulado para mudar seu modo de ensinar, não pensando mais que ele é a única fonte de saber, mas que a tecnologia e um poderoso recurso a ser utilizado nas aulas.

O professor precisa estar apto para as mudanças que a tecnologia trás para dentro da escola, porém não é suficiente colocar o computador dentro da escola, sem que haja uma utilização verdadeira, de maneira que não se coloque o aluno na frente do mesmo, sem ter um planejamento prévio das atividades a serem desenvolvidas. Segundo Borba e Penteado (2001), desde a década de 70 os professores têm ?receio? em utilizar a informática nas suas aulas, pois pensam que as máquinas podem dominar os humanos, no sentido de ?emburrecerem? as pessoas. Ressaltam ainda que: ?[...] a própria mídia lápis e papel estava presente em toda a nossa educação e que não obrigávamos a criança a utilizar apenas a oralidade para lidar com todos os conteúdos da escola?, o que hoje não é muito diferente. Entendem ainda, que ?[...] o conhecimento só é produzido com uma determinada mídia, ou com uma tecnologia da inteligência? (p.46)

Os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com