TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINNACEIRA

Trabalho Escolar: MATEMATICA FINNACEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  253 Visualizações

MATEMATICA FINNACEIRA RESOLUÇÃO DAS ETAPAS:

Etapa 1 – Passo 1 – Conceitos fundamentais da matemática financeira.

1 - A Matemática Financeira tem como função estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro. Assim, através dela, podemos obter resultados que nos permite realizar melhores aplicações, existem vários termos utilizados na área financeira os principais são: Capital, Juros, Taxa de juros, Período e Montante, ainda existem os regimes de Capitalização que são: Simples e Composta.

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA

- Capitalização simples: Na capitalização simples somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período, ou seja, não é gerado juros sobre juros.

Fórmula: Fv=PV(1+n.1)

- Capitalização Composta: Os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juros sobre juros.

Fórmula:FV = PV. (1 + i)n

É importante frisar que a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for ao mês, por exemplo, o período deverá estar em meses.

2 - Cálculos Básico na HP 12C

Diferentemente das calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método Notação Polonesa Inversa, (RPN na sigla

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com