TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Artigos Científicos: MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1

1.1

PROFISSÕES:

As 10 (dez) profissões mais requisitadas e os resultados percentuais relativos às ofertas de emprego.

1- Vendedor - 40%

2- Balconista - 33%

3- Promotor de vendas - 32%

4- Operador de tele marketing- 30%

5- Recepcionista- 23%

6- Gerente administrativo Financeiro- 21%

7- Auxiliar de Contabilidade - 20%

8- Auxiliar de escritório -15%

9- Secretária - 14%

10- Supervisor de Produção - 10%

1.2

Gerente Administrativo :

Exerce a gerência dos serviços administrativos de uma empresa industrial, comercial, financeira ou de prestação de serviços , relacionados à informação, comunicação, transporte interno, expediente, material, arquivo e outros, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar tramitações rápidas de informação entre as diversas unidades, utilização adequada do material e processamento das demais atividades dentro da respectiva política de ação.

1.3

Entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

a) Nome:

Maria Inês Rosa

b) Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão:

Fundação de apoio Universitário. - 08 anos de atuação

c) Atividades básicas da profissão : .

Dentre as várias atividades exercidas na parte Financeira, podemos destacar: Controle das Contas a Pagar, o Controle das Contas a Receber, o Controle das Aplicações Financeiras, o Controle dos Saldos Bancários, controle dos Administração do Fluxo de Caixa, a análise das Demonstrações Financeiras, analise de custos.

d) Média salarial do profissional na área:

R$ 4.000,00

d) Cursos de formação e aperfeiçoamento:

Curso Superior- Administração de empresa com especialização em custos

Curso Superior- Gestão Publica.

As atividades desenvolvidas pelo Gerente Administrativo-Financeiro exigem conhecimento de Informática, Matemática Financeira, Contabilidade, Administração, Economia, Relações Humanas, etc. O Gerente Administrativo Financeiro deve criar controles internos eficientes e eficazes para se antecipar aos futuros problemas.

CONTAS A PAGAR: Exige muitos controles pois se trata de programação de pagamentos que são negociados com fornecedores, bancos e outros credores,.. O setor financeiro deverá calcular o prazo médio de pagamentos a fornecedores e compara com o prazo médio de recebimento de duplicatas que é o concedido aos clientes nas vendas a prazo. mais o giro do estoque.

CONTAS A RECEBER: As vendas da empresa gerem créditos e incrementam as finanças. Vivemos num mercado cada vez mais de competitividade. e o setor financeiro deve estar preparado para entrar na briga com promoções, descontos, concessão de crédito, prazos elásticos e juros menores.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS: O administrador financeiro deve estar sempre buscando as melhores taxas do mercado em instituições financeiras, isso está diretamente relacionado com o fluxo de caixa. Os prazos de aplicações máximos bem como também de valores a serem aplicados no mercado financeiro devem ser bem estudados.

CONTROLE DOS SALDOS BANCÁRIOS: O acompanhamento e atualização dos saldos deverão ser diários através da conciliação bancária, onde serão cruzados os valores do controle do Financeiro com os valores do extrato bancário, os saldos deverão estar sempre atualizado, assim o Financeiro saberá se realmente poderá utilizar os recursos ou não.

ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: Através deste controle o Administrador Financeiro poderá visualizar, por datas, todas as entradas projetadas e as saídas de recursos da empresa, demonstrando quando a empresa ficará com o saldo negativo, com isso, o Financeiro poderá tomar as medidas cabíveis para que naquela data o saldo esteja positivo.

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:. Através desta análise o profissional interpreta os resultados obtidos pela empresa e orienta a diretoria nas tomadas de decisões. As Demonstrações Financeiras vão dar uma visão da saúde financeira da empresa, os resultados devem serem comparados aos resultados de mercado, servindo de parâmetro para a diretoria.

RECURSOS HUMANOS: Através do gerenciamento de pessoas que o gerente Administrativo Financeiro consegue atingir suas metas e objetivos. Ser um líder é administrar pessoas atingindo os objetivos, ser um líder também tem que se ter talento e exige muita psicologia na relação interpessoal sabendo a forma de elogiar ou repreender um subordinado.

Os desafios do Gerente Administrativo Financeiro requerem um profissional com bons conhecimento técnico e científico de várias áreas, muita psicologia, análise crítica, e firmeza nas decisões.

ETAPA 2

2.1

LOGARITIMO

História das descobertas de conceitos básicos da Matemática

O conceito de logaritmo foi introduzido pelo matemático escocês John Napier em 1590 tornando-o internacionalmente famoso passando a ser um grande matemático e eficaz colaborador na resolução dos complicados, problemas que apareciam principalmente na Astronomia. A descoberta dos logaritmos deveu-se sobretudo à grande necessidade de simplificar os cálculos excessivamente trabalhosos para a época. Através dos logaritmos, pode-se transformar as operações de multiplicação em soma, de divisão em subtração, entre outras transformações possíveis, facilitando sobremaneira os cálculos. Na verdade, a idéia de logaritmo é muito simples, e pode-se dizer que o nome logaritmo é uma nova denominação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com