TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Artigos Científicos: MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

4º SEMESTRE TURMA N 40

PÓLO - INTERAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

AUTORES

PATRICIA MARIA F BEZERRA – RA 355232

GABRIELA VIANA BEZERRA – RA 351788

PAULA MEDINA N PEDROSA – RA 289576

ANA PAULA G DE OLIVEIRA – RA 349609

Campo Grande/MS

Novembro – 2013

CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

4º SEMESTRE TURMA N 40

PÓLO - INTERAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

AUTORES

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada como requisito de avaliação Bimestral no CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP, curso de Administração – 4º Semestre, sob a orientação em Tutoria EAD da Prof.ª Ivonete Melo de Carvalho.

Campo Grande/MS

Novembro – 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

Etapa 1 5

Passo 1 5

Passo 2 7

Passo 3 10

Etapa 2 10

Passo 1 10

Passo 2 11

Passo 3 13

Etapa 3 14

Passo 1 14

Passo 2 14

Passo 3 15

Etapa 4 16

Passo 1 16

Passo 2 17

Passo 3 19

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de pessoas comuns, empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias.

Essa área, ao contrário do que muitos pensam, tem utilidade para pessoas que não necessariamente com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artificio da matemática financeira.

Juros, capital, saldo, pagamento, parcela. São todos termos comumente usados nessa área. Os principais termos usados nessa área são: Capital, juros, taxa de juros, período e montante. Além destes cinco termos principais existe o regime de capitalização, classificado em capitalização simples e capitalização composta.

Etapa 1

Passo1

CONCEITOS FUNDAMENTAIS MATEMÁTICA FINANCEIRA

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realização de empréstimos, compra a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a ideia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro. Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de vendas e endossos.

Capitalização Composta

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

Em economia inflacionária ou em economia de juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com