TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Resenha: MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Uma advertência deve ser feita àqueles que pretendem estudar matemática financeira ou se dedicar a algum trabalho nessa área. São exigidos desses estudantes e profissionais análise atenta dos problemas que querem resolver; compreensão clara das operações financeiras ali envolvidas e familiaridade não só com a linguagem dos negócios, como também com as tabelas e calculadoras que utilizarão. E tudo isso só se consegue com muito exercício, principalmente para aqueles que se lançam na área pela primeira vez.

Há alguns poucos anos, só se resolviam problemas financeiros com o auxílio de tabelas. Com o advento das calculadoras eletrônicas portáteis, a princípio científicas, mas cada vez mais avançadas, as tabelas cederam lugar a fórmulas que, se forem compreendidas na sua origem e dedução, serão utilizadas de forma cada vez mais natural, sem a necessidade de memorização de muitas delas.

Mas os recursos das calculadoras modernas parecem não ter limites e hoje, com uma calculadora financeira avançada, ou mesmo básica, já se podem dispensar até fórmulas, em muitas ocasiões. E mesmo para quem prefere usar fórmulas na resolução de problemas restarão cálculos a fazer e, o uso de uma calculadora, científica ou financeira, básica ou avançada, será considerado imprescindível.

Considerada, assim, como instrumento necessário de trabalho, a calculadora merecerá algumas considerações no capítulo 1, a título de pré-requisito.

Será útil, ainda, aos estudantes de Matemática Financeira, principalmente aos iniciantes, uma pequena revisão do conceito de porcentagem e de algumas de suas aplicações envolvendo as que envolvam operações comerciais, pois, embora as operações comerciais, estáticas no tempo, distintas das operações financeiras que são realizadas ao longo do tempo, o conhecimento daquelas facilitará a compreensão destas.

Uma vez satisfeitos os pré-requisitos, serão introduzidos os conceitos de Matemática Financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com