TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS FINANCEIRAS

Tese: MATEMÁTICAS FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – MATEMÁTICA FINANCEIRA

ETAPA 1

PASSOS 1 E 2 ler e pesquisar sobre o assunto

ETAPA 3 texto dissertativo sobre os assuntos acima.

A Matemática Financeira é sem dúvida a base do mercado financeiro, e deve ser introduzida de forma prática e simples a partir do 7º ano do ensino fundamental, através da estrutura de funcionamento de dois produtos: juros simples e juros compostos. Um conteúdo de extrema importância para o sucesso de aprendizagem dos métodos de aplicações financeiras é a porcentagem, pois devemos estar cientes do que vem a ser cálculos percentuais, suas formas de representação e aplicação em situações envolvendo finanças.

É também uma área da matemática que executa seus conceitos no estudo da variação do capital ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está certamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.

Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.

Capitalização Composta

Dessa forma os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta se difere por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização

Em economia inflacionária ou em economia de juros elevados, é recomendada a aplicação de capitalização composta, pois a aplicação de capitalização simples poderá produzir distorções significativas principalmente em aplicações de médio e longo prazo, e em economia com altos índices de inflação produz distorções mesmo em aplicações de curto prazo.

Capitalização Simples

Assim os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não tendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Quando se fala em juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação matemática, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa a origem do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

Conceito HP 12

A

HP 12C é uma grande e eficaz ferramenta utilizada na realização decálculos financeiros, a disposição de todos os interessados em agregar valores aos seus conhecimentos visando enfrentar a competitividade interna ou externa a que estão sujeitos no dia-a-dia. A Matemática Financeira, tem suas funções dentro das empresas, em diversas áreas e devido à velocidade com que a informação está atingindo a todas a sociedade, torna-se uma ferramenta indispensável a todos aqueles que convivem nas empresas, bem como a todos que necessitam entender o cotidiano nos setores comerciais. Aprender, atualizar ou reciclar seus conhecimentos. É fundamental que disponha de uma calculadora

HP 12C , realize todos os cálculos apresentados inclusive os exercícios propostos e com certeza ao final de todas as etapas, a agregação de valores será muito acentuada.

Fontes:

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/conceitos-fundamentais-sobre-matematica-financeira.htm

Por Marcos Noé

Graduado em Matemática

Equipe Brasil Escola

http://pt.wikibooks.org/wiki/Matem%C3%A1tica_financeira/Conceitos_b%C3%A1sicos

http://matematicafinanceira.webnode.com.br

KUHNEN, OSMAR LEONARDO. Finanças Empresariais. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PUCCINI, ABELARDO DE LIMA. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. 7. Ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

https://pt.scribd.com/doc/59871960/apostila-hp12C

PASSO 2

1 Acessar linck da calculadora.

2 Ler os desafios propostos

3 Resolver os exercícios:

Caso A:

Segundo as informações apresentadas, tem-se:

I – O valor pago por Marcelo e Ana para a realização do casamento foi de R$ 19.968,17.

Vestido e Terno = 12 x 256,25 = 3075,00

Buffet = 10586,00

Demais serviços =6893,17

Total gasto na realização do casamento = 3075,00 + 10586,00 + 6983,17 = 20554,17

Afirmação errada.

II – A taxa efetiva de remuneração do empréstimo concedido pelo amigo de Marcelo e Ana foi de 2,3342% ao mês.

Na HP12C

7939,50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com