TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAXIMIZAÇÃO DE QUALIDADE: INDICADORES EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE

Dissertações: MAXIMIZAÇÃO DE QUALIDADE: INDICADORES EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O meio ambiente engloba a manifestação da vida dentro do planeta terra. É por meio dele que a ela acontece. Dentro do meio ambiente, o fluxo interativo entre os seres que o compõem é grande. Cortar esse fluxo implica afetar a continuidade da sustentabilidade que há no ecossistema.

“O gerenciamento ambiental de um processo está voltado para o contexto do homem em seu habitat” (FIGUEIREDO, 1996, p.34). A humanidade, desde seus primórdios dependeu do meio para (auto)sustentar as suas necessidades, desde o homem nômade até ao homem contemporâneo. A questão é que o crescimento populacional tem feito o homem exigir mais do meio que o circunda, de forma a explorar seus recursos e atender atuais necessidades.

Os indicadores ambientais são padrões usados para medir a eficiência dos SGA, sendo este último criado com o intuito de relacionar a interferência antrópica sobre o meio. Naqueles estão abordados os processos produtivos que as empresas possuem, ou seja, descrimina ações em todas as fazes do processo, de forma a corrigir os possíveis erros que possam ter os Sistemas de Gestão Ambiental – SGA- incorporado na entidade objeto de estudo.

Sendo assim, os indicadores ambientais são ferramentas que as empresas se utilizam para caracterizar as ações humanas sobre o meio ambiente e propor medidas para aproximar o desenvolvimento sustentável a realidade do setor industrial das empresas, de modo geral.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A fim de atenuar essa crescente retirada de insumos ambientais para atender a demanda global, a Organização das Nações Unidas – ONU- firmou entendimento e conceituou o desenvolvimento sustentável.

A humanidade é capaz de tornar o desenvolvimento sustentável de garantir que ele atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também às suas. (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1991, apud, FIRJAN, 2006, p.04-05).

O conceito proposto está relacionado à conscientização da comunidade, de maneira geral. Cuidar dos insumos para anteder a demandas futuras é um trabalho primário, ou deveria ser, haja vista que extinção dos produtos que são ofertados pelo meio ambiente, são de regeneração compassada e demorada.

Porém, antes de qualquer incorporação de um SGA, para posterior criação de Indicadores Ambientais – IA - é necessário que empresa possua u fator preponderante, mesmo havendo leis para tornar sua adequação não forçosa, qual seja, a conscientização.

Para Freitas et all, 2013, p. 01,

Apesar da conscientização pelas questões ambientais, existe uma crescente pressão sobre os recursos naturais. A análise do uso e da ocupação das terras é um ponto de partida para adequação do ambiente antrópico cuja capacidade de suporte é, portanto, fundamental para a criação de modelos de gestão.

Sobre os indicadores ambientais no que tange a sustentabilidade, FIRJAN diz que

No caminho para a sustentabilidade, a indústria deve assumir sua responsabilidade na construção de um novo modelo de crescimento. Os Sistemas de Gestão Ambiental são um bom exemplo do que já é feito para incorporar a questão ambiental na cultura das organizações. (FIRJAN, 2006, p.05).

Ao apontar uma tendência a ser adotada pela indústria, FIRJAN propõe responsabilidade no novo modelo de crescimento. Destarte, frisa-se que o crescimento é possível com a responsabilidade de meios que se adéquem ao novo modelo de crescimento global.

Firma-se então, que o desenvolvimento sustentável torna-se possível dentro do contexto social, industrial e econômico, e esta é uma realidade crescente no globo, haja vista a incorporação de Sistemas de Gestão Ambiental – SGA- dentro da indústria. Isso se dá com o intuito de minimizar os impactos ambientais sobre o meio ambiente, seja por dejetos não tratados, emissão de gases ou redução de cobertura vegetal.

2.2 INDICADORES AMBIENTAIS

Os indicadores ambientais são instrumentos que uma corporação usa pra medir a eficiência dos SGA. Para Firjan

Os indicadores são os elementos utilizados para avaliar o desempenho de políticas ou processos com o maior grau de objetividade possível. Aplicáveis às questões ambientais, há três tipos de indicadores: Condição, Pressão e Resposta. O conjunto dos indicadores ambientais pode fornecer uma síntese das condições ambientais, das pressões sobre o meio ambiente e das respostas encontradas pela sociedade para mitigá-las. (FIRJAN, 2006, p.11)

Como definição, um indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma dada realidade, tendo como característica principal poder sintetizar diversas informações, retendo apenas o significado essencial dos aspectos analisados (MITCHELL, 2004 apud, CAMPOS; MELO,2008).

Pode-se dizer então que o fundamento dos indicadores é avaliativo, haja vista que os objetos dos indicadores são políticas e processos que quando utilizados na temática ambiental visam qualifica-lo e discorrer sobre os impactos, positivos ou negativos, que a ação humana tem sobre o meio ambiente. São pressões relacionadas a atividades humanas: volume de águas residuais não tratadas; disposição de resíduos sólidos; redução de cobertura vegetal. Há limites para a pressão que o meio ambiente pode suportar e se estabilizar: a capacidade de regeneração dos ecossistemas não é infinita nem ilimitada. (FIRJAN, 2006, p.06).

Por isso é que os indicadores têm a essa função. De avaliar a capacidade de eficiência dos SGA para que se caso eles não esteja atingindo a sua função, de mitigar os impactos ao meio ambiente, possa haver a interferência do homem e posteriormente identificar, ajustar e continuar o processo de produção sem que haja prejuízo para o meio ambiente.

2.2.3 INDICADORES AMBIENTAIS DE LARGA ESCALA

Embora não haja a universalização dos indicadores, alguns autores o classificam de acordo com a sua utilização em larga escala.

Quanto aos tipos de indicadores, [...] ocorre uma confusão conceitual a respeito da distinção entre Indicadores Ambientais, Indicadores de Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com