TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade E Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Gestão Da Qualidade E Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Qualidade é o processo onde o produto ou serviços são organizados de forma a obter um produto final com boa qualidade, ou seja, se os processos forem planejados e desenvolvidos com qualidade, o produto final também terá uma boa qualidade.

Para isso, é importante manter uma padronização dos processos do produto ou serviços, e verificar de forma constante possíveis melhorias desse processo, afim de, garantir uma qualidade total do seu produto final.

Normalmente, um dos passos mais difíceis na implantação de um Sistema de Gestão da Ambiental (SGA) é convencer os diretores da sua organização da necessidade de inserir um. É importante argumentar que empresas que não incorporam nas suas estratégias empresariais à proteção ao meio ambiente adquirem uma imagem negativa frente à opinião publica, criando antipatia e rejeição dos consumidores pelos seus produtos, levando aos poucos, a perda da competitividade e a redução dos rendimentos. Portanto, nessa perspectiva é importante que a empresa reconheça que o SGA, além de ser uma atitude politicamente correta, consiste em uma vantagem competitiva no mercado, sendo assim, adotar ações de proteção ambiental é essencial às organizações empresariais. Para tanto, utilizaria das seguintes argumentações:

Exigência dos clientes: É importante ressaltar aos diretores, que implantar um SGA, significa satisfação dos clientes, que é um dos principais objetivos da organização. Afinal, a sociedade civil tem priorizado empresas preocupadas com a questão ambiental. Empresas que incorrem em violações sistemáticas ao meio ambiente têm sua imagem prejudicada junto ao publico, o que pode resultar em arranhos na imagem e consequentemente na diminuição de vendas.

Captação de novos clientes: Se uma organização monitora e controla a satisfação do seu cliente, possui uma gestão voltada para redução e economia do consumo de recursos matérias e naturais e ainda promove ações especificas para a saúde ocupacional dos funcionários, gerando um ambiente mais saudável e produtivo, essas empresas também devem fazer um produto ou prestar um serviço de boa qualidade, é assim que um novo cliente vai pensar antes de consumir um produto/serviço. Diante disso, as empresas que investem em na preservação do meio ambiente pode captar novos clientes com mais facilidade.

Melhora na imagem (Marketing): A implantação do SGA representa uma considerável vantagem de marketing, já que a grande preocupação das empresas é estar inserida no chamado mercado globalizado. E para isso, é importante que a empresa atenda os quesitos de meio ambiente, e a implantação da certificação ISO 14001 que especifica os requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental, trás benefícios para a empresa como, por exemplo, conquistas de novos mercados por cumprirem a legislação ambiental.

Economia ou redução de consumo de matérias-primas, água e energia: O SGA em uma empresa acarreta na redução das perdas de matérias primas e produtos acabados, na redução do consumo de água, na redução no consumo de energia, na redução dos custos relativos ao tratamento e disposição de poluentes, além de trazer rendimentos obtidos em projetos de reciclagem, reduzindo assim problemas ambientais e aumentando a produtividade da empresa.

Redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com