TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANISMOS MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE PARA TESTES E MANUTENÇÕES ELÉTRICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

Artigos Científicos: MECANISMOS MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE PARA TESTES E MANUTENÇÕES ELÉTRICAS EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.858 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente estudo visa demonstrar os mecanismos mais utilizados atualmente para testes e manutenções elétricas em motores de indução trifásicos, abordando as falhas mais comuns que estes equipamentos apresentam.

Os procedimentos aqui expostos visam à diminuição de paradas intempestivas, redução de custos, prolongamento de vida útil e operação adequada.

1 – TESTES MAIS UTILIZADOS EM MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

1.1 Testes de resistência de isolamento em motores

Os resultados dos testes de resistência de isolamento geralmente estão relacionados com o estado de limpeza e secagem de uma máquina. Um valor alto de resistência indica que o isolamento está limpo e seco. De outra forma, um resultado abaixo do esperado é indício de que o isolamento está sujo e úmido.

1.2 Teste do índice de absorção de motores

Este teste indica a contaminação por umidade nos enrolamentos. A tensão de teste pode ser de 500 a 1.000V. O valor mínimo do índice de absorção é 1. Valores abaixo deste justificam a secagem dos enrolamentos.

1.3 Teste do incremento da tensão para detectar isolamento enfraquecido

Após aplicar as tensões pelo Megger de 500V, 1.000V e 2.000V nos intervalos de 1 minuto, observa-se se a resistência, se cair demais é sinal de que o isolamento estará enfraquecido e que seu tempo de vida não será longo.

A tensão máxima de teste não deve exceder ao dobro da tensão nominal do motor.

1.4 Teste de multitensão para detectar umidade em isolamento de motores

Neste teste são aplicadas duas tensões, numa relação de 1 para 5 entre elas. A maior tensão não deve ser superior à nominal do motor. Eleve , então, a tensão para um valor igual a 5 vezes a do primeiro teste. Se o valor da resistência de isolamento do sugundo teste for muito mais baixo do que o primeiro – a experiência indica um queda de 25% - é sinal de presença de umidade.

1.4 Teste de ruptura para localizar uma falha no isolamento

Se um motor sob teste apresentar falha de isolamento, é possível localizar o ponto para reparos, sem afetá-lo.

CONCLUSÃO

Motores de indução são máquinas robustas, de construção relativamente simples e com vida depende quase exclusivamente da vida da isolação dos enrolamentos. Esta, por sua vez, é afetada por muitos fatores onde o mais importante é sem dúvida a temperatura de trabalho dos materiais isolantes utilizados. Devido a isso, para a proteção dos motores, eles devem ser protegidos contra aumentos de temperatura por um dispositivo integrante do motor ou um dispositivo de proteção independente em todas as condições de operação.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com