TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Casos: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

A Educação à Distância, pode ser definida como "uma forma de educação, implementada por uma organização educacional, em que os professores e alunos encontram-se separados fisicamente, necessitando para o estabelecimento de comunicação entre ambos, da mediação de algum tipo de tecnologia" (BASTOS, 2004, p. 59). E é justamente no setor tecnológico que a EAD enfrenta uma série de dificuldades sendo a incapacidade de profissionais e alunos em operar razoavelmente os sistemas informatizados um dos principais problemas.

Na EaD online o computador e a internet possibilitam essa nova ambiência informacional e promove os reais efeitos da comunicação que se desenvolve no ciberespaço. Graças a estas ferramentas, a informação e o conhecimento em tempo real estão disponíveis em qualquer lugar do globo. O uso da internet, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.

Entre os contextos de formação, os ambientes virtuais de aprendizagem – AVA - aparecem como mediadores entre o tempo e o espaço do processo ensino-aprendizagem, mas para que esta mediação se processe com mais rapidez e eficácia, precisamos vencer o desafio de qualificar melhor os nossos profissionais habilitados nestes ambientes e permitir melhores acessos e capacitação por parte dos alunos já ingressos nas comunidades virtuais.

Considera-se AVA´s todos os ambientes de aprendizagem providos de recursos tecnológicos capazes de oferecer aos aprendizes um espaço para troca de informações, reflexão, estabelecimento de relações, pesquisa e elaboração de projetos. Os AVAs devem ser providos "de uma estrutura composta de funcionalidades, interface e proposta pedagógica, enriquecida de códigos simbólicos, por representações, imagens, sons, movimentos e dispositivos de comunicação síncrona e/ou assíncrona.

Não se pode negar que a escola também constitui outro importante contexto de formação e deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. É possível encontrar no contexto atual de inserção da informática na sob a égide das demandas do mercado de trabalho um direcionamento para a aprendizagem de aplicativos e variados programas de computadores para aos alunos.

Sendo assim, as possibilidades que surgem a cada novo avanço tecnológico permitem aos educadores pesquisarem e depois promoverem uma educação realmente diferenciada. Os AVA's se forem desenvolvidos dentro das considerações que psicólogos, pedagogos e estudiosos fazem a respeito do processo do desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano, podem realmente revolucionar a educação à distância e, conseqüentemente a educação como todo independente de sua modalidade.

QUESTÃO 02

O processo de mediação pedagógica é crucial para preparar os alunos a enfrentar o futuro com confiança e contribui para o desenvolvimento do educando, ajudando-o a compreender a dominar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com