TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEF METODOS ELEMENTOS FINITOS

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIA DA TECNOLOGIA – CCT

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA – ESTRUTURAS DE CONCRETO I

PROFESSOR – ITALO LINHARES

RESUMO MÉTODOS DOS ELEMENTOS FINITOS

DHANGELO BORGES DE QUEIROZ

FORTALEZA

2017

Métodos dos elementos finitos (MEF) é um método de Inter polarização de polinômios, que leva uma aproximação da solução de um problema. Segundo Mello MEF é “Conjunto de técnicas numéricas de aproximação que permite que o problema da integração das equações diferenciais seja substituído por um sistema de equações algébricas.” (Mello e Castanheira, 2010).

A maioria dos problemas de estruturas em engenharia podem ser descritos em termos de equações com derivadas parciais, mas alguns casos particulares não é possível uma solução analítica,  então que se usa o MEF, que é o método numérico mais utilizado atualmente para solução aproximada desse tipo de problema.

 Este geralmente é usado em geometrias irregulares, carregamentos e condições complexas, com grandes deslocamentos e deformações, com uma grande variabilidades dos matérias, lineares ou não, e em problemas de elasticidade linear em placas, lajes, cascas e sólidos tridimensionais. O MEF permite uma análise bem característica da estrutura, seja ela estática ou dinâmica nos dando informações que ajudaram na melhor escolha para aquela estrutura.  Com o MEF é possível se observar em uma estrutura os locais onde as tensões principais exercem maior influencia além das trajetórias dessas tensões dentro da estrutura.

Métodos dos elementos finitos (MEF) tem-se como o objetivo de determinar os estados de tensão e deformação de uma estrutura qualquer (pontes, vigas, treliças, viadutos e etc.) , com as variadas formas geométricas. Quando se vai projetar uma estrutura é natural uma sucessão de analises e mudanças nas características destas, até uma escolha satisfatória, tanto econômica, como funcional e normatizada.

        Antes do aparecimento do MEF era comuns as aproximações de resoluções de estruturas já existentes e tabeladas como base, para se evitar a grande complexidade dos cálculos. Depois do grande desenvolvimento do MEF na década de 60  alguns métodos foram praticamente extintos e o uso de softwares aumentou significativamente.

Alguns softwares MEF comerciais:

• ANSYS                 • COSMOS/M                                 • MSC/NASTRAN

• SAP90/2000                 • NISA                                         • GT Strudl

• ABAQUS                 • Plaxis

        Nos dias de hoje um conhecimento maior em MEF  pode ser um grande diferencial para um profissional, sabendo-se que é inevitável ter a graduação sem se ter pelo menos uma base boa sobre o assunto, já que este é de suma importância dentro de qualquer tipo de estrutura na engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com