TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA

Exames: METODOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 3

A coleta de dados constitui uma etapa muito importante da pesquisa de campo, mas não pode ser confundida com a pesquisa propriamente dita. Assim, todas as etapas devem ser esquematizadas, a fim de facilitar o desenvolvimento da pesquisa, bem como assegurar uma ordem lógica na execução das atividades. Após a coleta dos dados da pesquisa, antes da análise e interpretação, os dados são elaborados e classificados de forma sistemática.

Considere as seguintes atividades relacionadas à tabulação e análise dos dados de uma pesquisa:

I. Seleção – que consiste no exame detalhado dos dados coletados, a fim de detectar falhas ou erros, evitando informações confusas;

II. Codificação – é a categorização dos dados que se relacionam para facilitar a sua tabulação e comunicação;

III. Tabulação – os dados são classificados pela divisão em subgrupos e reunidos de modo que as hipóteses possam ser comprovadas ou refutadas;

IV. Padronização – é a organização dos dados em ordem crescente (dados quantitativos) ou em ordem alfabética (dados qualitativos).

É correto afirmar que a elaboração dos dados é constituída das fases descritas em

a.

I e II, apenas

b.

I, II e III, apenas

c.

I e III, apenas

d.

I e IV, apenas

e.

I, II, III e IV

0,8 pontos

PERGUNTA 4

Em uma pesquisa na qual os seus autores* tinham como objetivo “verificar o grau de dependência e compreensão entre o corpo clínico e o corpo administrativo de hospitais públicos e filantrópicos, acerca de questões envolvendo a abordagem da contabilidade de custos hospitalares” definiram da seguinte maneira a pesquisa de campo:

“O interesse fundamental é verificar se os grupos identificados como clínicos e administrativos tem percepções significativamente diferentes, em torno das mesmas questões envolvendo custos hospitalares. A partir de um questionário contendo quinze (15) perguntas que abordam a aplicação de custos nas entidades hospitalares, pretende-se construir uma matriz com as frequências obtidas, a partir de respostas distribuídas nos seguintes graus de concordância: concordo e não concordo.”

Os “[...] questionários, aplicados a 10 médicos e 10 servidores administrativos de um hospital filantrópico [...]”

*FRAGOSO, Adriana e RIBEIRO FILHO, José Francisco. Contabilidade de custos em entidades hospitalares. Disponível em: . Acesso em: 11/02/2010.

Com base nas informações contidas no texto acima pode-se afirmar que a população definida para a pesquisa foi:

a.

Hospitais públicos e filantrópicos.

b.

Corpo clínico e administrativo.

c.

Corpo clínico e administrativo de hospitais públicos e filantrópicos.

d.

Os médicos e servidores administrativos.

e.

10 médicos e 10 servidores administrativos de um hospital filantrópico.

0,8 pontos

PERGUNTA 5

Os dados de uma pesquisa nada mais são que informações a respeito do fenômeno investigado. Necessitamos de tais dados para que possamos confrontar as teorias relativas ao fenômeno estudado e como ele se evidencia na realidade. Por esta razão é que uma pesquisa sempre envolve a coleta de dados. Para que possamos desenvolver tal processo, necessitamos definir um universo e muitas vezes, coletar os dados apenas com parte deste universo.

Assim, definimos:

a.

População – é o conjunto dos elementos que têm características comuns que podem ser contada, pesada, medida, ordenada de alguma forma e que sirva de base para as propriedades que se quer investigar.

b.

Censo – é a pesquisa realizada com uma parte da população.

c.

Amostra – se refere aos procedimentos utilizados para a escolha ou seleção de elementos de uma população.

d.

Amostragem – é uma parte representativa da população, isto é, a parte do todo que servirá de base para seu estudo.

e.

População finita – É aquela que possui um número indeterminado de elementos ou um número tão grande que impossibilita a sua identificação.

0,8 pontos

PERGUNTA 6

Segundo Aglieri (2011, p. 7-8) o Relatório Planeta Vivo (2010) apresenta indícios alarmantes para a continuidade da vida no planeta: “no ano de 2007 a sobrecarga imposta pelas atividades humanas foi 50% maior que a capacidade regenerativa do planeta; em menos de 40 anos a biodiversidade global sofreu uma queda de 30%; 71 países já tem déficit de recursos hídricos que comprometem a saúde dos ecossistemas; e nos últimos 12 anos as emissões de gases de efeito estufa saltaram 35%”.

De acordo com as informações presentes na afirmação é possível afirmar:

I A afirmação comporta uma citação indireta extraída do Relatório Planeta Vivo (2010), pois a indicação da página encontra-se associada ao nome de Aglieri.

II A afirmação comporta uma citação direta do Relatório Planeta Vivo publicado em 2010.

III A análise do Relatório Planeta Vivo (2010) foi realizada por Aglieri (2011).

IV Na lista de referências bibliográficas deve ser inserida tanto a referência completa do estudo de Aglieri

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com